Orgulho de ser Guarani

Legenda:
Foto:
Apaixonado pelo Rubro-Negro há 42 anos, Santos está empolgado com a boa fase vivida por seu time

Quatro vitórias, dois empates, duas derrotas, a terceira colocação, o melhor ataque e o artilheiro do Estadual. Este é o atual saldo do Guarani de Juazeiro neste primeiro turno do Cearense. As boas atuações do time têm deixado sua torcida motivada. Que o diga Francisco dos Santos, torcedor fiel do Leão do Mercado desde o longínquo ano de 1969. "Comecei a torcer pelo Guarani durante uma partida um tanto inusitada. Foi no jogo em que nós perdemos de 4 a 0 para o adversário (Icasa), que eu me apaixonei pelo Leão. Lá em casa, o primeiro nome que as crianças falam é Guarani, nem é pai, nem é mãe", diz.

Veja entrevista com o torcedor Francisco dos Santos



De uma família tradicionalmente rubro-negra, Santos não gosta nem de pronunciar o nome do arquirrival do Leão do Mercado, o Icasa. "Minha oposição ao adversário é tão grande que eu viajava para torcer contra ele. Só para secar", brinca o torcedor, que diz respirar os ares do Rubro-Negro caririense 24 horas por dia. Das loucuras realizadas pelo Guarani, Santos lembra que já chegou até a perder emprego para torcer contra o rival Icasa. "Eu era chefe de cobrança de uma empresa e perdi o emprego porque fui torcer contra o adversário (Icasa) lá em Fortaleza. O dono da empresa era torcedor do Icasa e quando me viu no estádio perguntou o que eu estava fazendo ali. Respondi que ia torcer contra o time dele e ele me deu as contas. Fui demitido, mas vi a derrota do time dele", conta.

Apesar do amor incondicional ao Guarani de Juazeiro, Santos assume que a atual situação vivida pelo rival, com vaga na Série B do Campeonato Brasileiro, chega a dar um "pouquinho de inveja". "A gente não pode esconder que o adversário conseguiu galgar voos bem altos e, queira ou não queira, quem é rival também fica com vontade de alçar tais voos. E nós acreditamos que este ano será especial para a equipe, pois nós estamos com um bom elenco", arrisca.

Artilheiro

No Estadual, o Leão do Mercado não tem deixado a desejar. A equipe tem o melhor ataque da competição, com 17 gols (quatro a mais que o líder, Ceará) e o atual artilheiro, Niel, que já balançou as redes sete vezes.

Dispensado pelo Fortaleza no ano passado, o atacante tenta esquivar-se de qualquer tipo de polêmica sobre o assunto, afirmando que "futebol é momento". "No Fortaleza, comecei o ano passado fazendo gol, no entanto, passei umas três partidas sem me destacar e depois acabei me contundindo. Depois disso, outros jogadores chegaram, se destacaram e acabei não tendo mais oportunidades. Hoje, estou feliz com a chance que o Guarani vem me dando. Prefiro estar em um time pequeno, jogando e mostrando o meu potencial, do que estar em um grande, no banco", destaca o artilheiro do Leão do Mercado.

"O destaque do Niel não é surpresa. O Fortaleza é que não soube valorizar a prata da casa", comenta Francisco dos Santos.

Vítima de uma virose, Niel jogou com febre no domingo contra o Tiradentes e acabou sem marcar. Na próxima partida, contra o Guarany (S), a esperança de Santos é que a estrela do atacante volte a brilhar.

PATRIMÔNIO
Dedicação fora dos estádios

Além de acompanhar o Leão do Mercado aonde quer que vá, Santos também faz parte da Sociedade Patrimonial dos Amigos do Guarani, que realiza trabalhos paralelos em prol de melhorias para o clube.

"No período em que a equipe está inativa (geralmente no segundo semestre), nós procuramos desenvolver outras atividades dentro do clube. Um exemplo disso é a luta que nós estamos encabeçando há três anos para a construção do nosso CT. Eu e mais alguns amigos fomos as pessoas responsáveis por essa edificação", diz.

Colecionador

Além de amante do futebol, Francisco dos Santos também procura manter viva parte da história do Guarani de Juazeiro. Entre recortes de jornais, fotos antigas e sua coleção de camisas do Rubro-Negro caririense, o torcedor orgulha-se de algumas de suas raridades. "Há duas camisas do Guarani que só eu possuo. E não tem valor monetário que me faça vendê-las", contou o torcedor, que doou a maioria das fotos existentes na lojinha oficial do Guarani.

ÍKARA RODRIGUES
REPÓRTER