Súmula de Caucaia x Barbalha registra caso de injúria racial; punição é estudada

O goleiro Serjão foi alvo de manifestações ofensivas por parte da torcida caucaiense no último domingo (19)

Legenda: Goleiro do Barbalha solicitou que a partida fosse parada aos 40 do 1º tempo.
Foto: Foto: Reprodução / Blog do Boa

Um caso de injúria racial foi registrado na partida entre Caucaia e Barbalha no último domingo (19), pela 5ª rodada do Campeonato Cearense. Na ocasião, o goleiro Serjão, do Barbalha, foi alvo de ofensas por parte de um torcedor caucaiense no estádio Raimundo de Oliveira.

A situação foi relatada em súmula pelo árbitro Raimundo Rodrigues. No documento, o juiz afirmou que o jogo foi paralisado a pedido do arqueiro aos 40 do 1º tempo, apesar do trio de arbitragem não ter identificado nenhuma situação anormal.

Em contato com o Sistema Verdes Mares, o goleiro Serjão explicou que a atitude racista foi realizada em diferentes momentos da partida. A princípio (os torcedores) foram com cantos racistas e me chamaram de 'Vera Verão'. Depois falaram que um 'Negão' não podia ficar naquela parte do campo. Depois, quando recebi atendimento e logo sofri o gol, recebi insinuações de que eu fosse macaco", explicou.

Através das redes sociais, a diretoria do Caucaia se manifestou em solidariedade ao goleiro adversário. Segundo a instituição, a Polícia Militar foi convocado para a identificação do autor do crime, além de garantir a integridade do atleta Serjão.

Na nota, o clube também informou que o elenco foi orientado a conversar com torcedores nas arquibancadas solicitando respeito. O duelo, encerrado em 1 a 1, foi reiniciado após o cessar da reação dos torcedores.

Punição

Ao término dos 90 minutos, Serjão não prestou Boletim de Ocorrência (B.O.) na delegacia de plantão do município de Caucaia. Sem a formalização da denúncia, a polícia não pôde concluir as investigações.

A diretoria do Barbalha utilizou as redes sociais para cobrar um posicionamento da Federação Cearense de Futebol (FCF) sobre o ocorrido. Promovendo uma campanha com a hashtag #somostodosiguais, a equipe reiterou que a comissão técnica e a torcida organizada da Raposa se solidarizam com o atleta.

"Lhe desejamos força, e lembramos que aos olhos de Deus somos todos iguais", disse trecho da publicação.

O Diário do Nordeste entrou em contato com a FCF, que comunicou que a súmula de Caucaia e Barbalha foi enviada ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O órgão está analisando se dará andamento ou não na questão.

No Campeonato Cearense, o Caucaia ocupa a 4ª posição, com sete pontos, enquanto o Barbalha é o vice-líder, com 11. O time metropolitano entra em campo nesta quarta-feira (22), às 21h30, diante do Guarany de Sobral, no Junco. Já a equipe do interior enfrenta o Atlético/CE no mesmo dia, às 20h, no Inaldão

Vale ressaltar que Injúria racial é crime especificado no artigo 140 do Código Penal, terceiro parágrafo. É quando se ofende uma ou mais vítimas por 'elementos referentes à raça, cor, etnia, religião e origem'. A pena é prisão de um a três anos, além de aplicação de multa.