Presidentes de Ceará e Fortaleza afirmam que decreto do Governo mudou o cenário do futebol local

Robinson de Castro e Marcelo Paz haviam votado pela continuidade do Estadual, mas recuaram com a crise da saúde pública

Legenda: Robinson de Castro e Marcelo Paz mostram preocupação com a saúde pública e os atletas
Foto: Foto: arquivos / SVM

O Campeonato Cearense de 2020 está suspenso por tempo indeterminado devido à pandemia de coronavírus. A decisão será anunciada de forma oficial pela Federação Cearense de Futebol (FCF) nesta terça-feira (17), após o Governo do Estado decretar situação de emergência na saúde pública. O curioso é que a opção por continuar o torneio havia sido aprovado pelos presidentes de Ceará e Fortaleza. No entanto, os mandatários mudaram de posição com o agravamento da crise.

Em contato com a reportagem, o presidente do Vovô, Robinson de Castro, reiterou que a melhor cenário é suspender os eventos esportivos. "O Ceará apoia a decisão da FCF. Ontem, houve reunião, mas depois que o governador do Estado declarou estado de emergência, nós achamos razoável", explicou. 

> Coronavírus: Copa América e Eurocopa são adiadas para 2021

> Diário do Nordeste lança e-book para compartilhar pelo WhatsApp

A posição é a mesma no lado tricolor. O dirigente Marcelo Paz, por exemplo, explicou que a FCF precisa se adequar ao cenário brasileiro de prevenção. "Temos que reconhecer que precisa rever o cenário. Quando houve a reunião ainda não tínhamos decreto do governador, então muda o cenário. E a gente tem que ser coerente e seguir a linha que a sociedade entende mais adequada. Minha opiniao é que deveria mesmo parar o campeonato", ponderou.

Antes, a expectativa da FCF era acelerar a disputa do torneio para possibilitar um novo panorama nas semifinais. As últimas rodadas da 2ª fase do Estadual foram até antecipadas, com exceção do Clássico-Rei, previamente agendado para domingo (29). Confira o cenário dos torneios estaduais pelo Brasil:

Tire as dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Casos confirmados no Brasil

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

A população deve ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.