Marta se emociona em discurso e é aplaudida de pé na ONU

Alagoana é uma das quatro embaixadoras do esporte na ONU em defesa da igualdade de gênero

Legenda: Marta já foi 6 vezes vencedoras do prêmio de melhor jogadora do mundo
Foto: Foto: Arquivo Pessoal/Instagram

Seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, Marta foi aplaudida de pé após seu discurso na cerimônia organizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) na sede das Nações Unidas nesta terça-feira (19). Ela ressaltou que o esporte é uma ferramenta eficiente para conquistar a igualdade de gênero.

"O esporte é uma ferramenta muito poderosa para alcançar a igualdade de gênero", disse a jogadora. "No Brasil, meninas que passaram pelo programa One Win Leads Another, um programa conjunto entre a Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres e o COI, transformaram suas vidas e mudaram a realidade em torno delas. Temos histórias de meninas que completaram o programa e agora estão jogando em equipes profissionais."

Eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, Marta é uma das quatro embaixadoras do esporte na ONU em defesa da igualdade de gênero. "Estamos globalmente comprometidos em alcançar a igualdade de gênero até 2030. Há muito a ser feito em tão pouco tempo", afirmou a atleta.

Emocionada, Marta lembrou no seu discurso a origem humilde, em uma cidade com 11 mil habitantes, em Alagoas, e as dificuldades pelas quais passou. Ela ressaltou que a discriminação e a ausência de chances a incomodaram.

"Preconceito e falta de oportunidades me magoaram muitas vezes ao longo do caminho. Doeu quando os meninos não me deixaram jogar, doeu quando treinadores adultos de times adversários me tiraram de campeonatos porque eu era uma menina", disse.


Assuntos Relacionados