Brasil enfrenta a França nas oitavas da Copa do Mundo feminina

Partida contra as anfitriãs é realizado no domingo (23), às 16h (de Brasília)

Legenda: O adversário só foi definido dois dias depois da vitória do Brasil sobre a Itália
Foto: Foto: Jeff Pachoud / AFP

A seleção brasileira feminina enfrentará a França neste domingo (23), às 16h (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O adversário só foi definido nesta quinta-feira (20), dois dias depois da vitória do Brasil sobre a Itália, no último jogo da equipe pela fase de grupos.

Como o Brasil ficou em terceiro lugar no Grupo C, com seis pontos, era preciso esperar confrontos que definiriam os outros terceiros colocados classificados - só os quatro melhores passaram. Os outros classificados são Nigéria (A; 3 pontos), China (B; 4 pontos) e Camarões (E; 3 pontos).

A única combinação possível para que as brasileiras não enfrentassem as francesas incluía a qualificação, para o mata-mata, do terceiro colocado da chave F. Se esse cenário se concretizasse, as adversárias seriam as alemãs, líderes da B. Porém, no duelo decisivo do Grupo F, o Chile venceu a Tailândia por 2 a 0, acumulando 3 pontos. Os dois gols não foram suficientes, entretanto, para desbancar o saldo da Nigéria (-3 para as sul-americanas, -2 para as africanas).

Campanha francesa

Quarta colocada no ranking da Fifa, a seleção francesa estreou na competição diante de um público recorde no Estádio Parc des Princes, em Paris. com uma vitória sobre a Coreia do Sul  por 4 a 0. O Na segunda rodada, ganharam da Noruega por 2 a 1.

Já classificadas, a última aparição da fase de grupos foi contra a Nigéria com um gol solitário nos minutos finais, de pênalti. Já as brasileiras acumulam dois triunfos - contra Jamaica e Itália - e uma derrota, de virada, para a Austrália.