Atlético, Ferroviário e Floresta são os favoritos na 1ª fase do Estadual

Clubes chegam com maior investimento no Campeonato Cearense e são os únicos representantes da Capital na etapa inicial da competição, que não conta com Ceará e Fortaleza. Para além de avançar de fase, os times entram com a missão de conquistar uma vaga na Copa do Brasil de 2021

Legenda: Meia Elanardo é uma das apostas do Atlético/CE para o Estadual. Exímio batedor de pênaltis, ele sempre deixa o dele nas partidas
Foto: Foto: Helene Santos

O Campeonato Cearense de 2020 será tomado pelo equilíbrio. Independente de elenco, investimento ou tradição, os clubes apresentam patamar similar em campo, ainda mais na 1ª etapa, quando Ceará e Fortaleza ficam de fora. A história, todavia, escancara o favoritismo e ainda os localiza na Capital. Pressão que recai sobre Atlético/CE, Floresta e Ferroviário.

Como disputar o título é das tarefas mais difíceis, que há 24 anos segue com Vovô ou Leão, a missão prioritária dos demais remanescentes é se garantir na Copa do Brasil de 2021. O foco então é alcançar a liderança após as sete rodadas para faturar o título simbólico e um maior aporte financeiro - obtido com a participação no torneio nacional.
E por isso a preparação foi intensa, iniciada logo em novembro. A aposta das diretorias dos clubes foi na manutenção das comissões técnicas que trabalharam na Taça Fares Lopes.


Voos maiores
A caminhada do Atlético/CE no Campeonato Cearense é movida pela consolidação. Recente no cenário futebolístico desde a compra e gestão do jogador Ari, que iniciou o projeto de clube formador em 2018, a Águia da Precabura já alcançou grandes conquistas, mas projeta saltos maiores.

O histórico recente é um sinal das pretensões. Com uma mulher na presidência, Maria Vieira, e uma insistente tentativa de formar cidadãos junto de atletas, o time alvirrubro chegou a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2019 após uma 3ª colocação no Estadual de 2018.
A empolgação também é movida pelos amistosos: venceu os quatro que realizou na pré-temporada. Apesar disso, tem como prioridade máxima evitar o rebaixamento, como pontua o experiente técnico Raimundinho.

“O nosso conhecimento sobre o Estadual é importante. Temos uma larga experiência nas competições da Federação Cearense de Futebol (FCF), já ganhei todas as outras competições, exceto a 1ª divisão. Mas vai ser muito difícil, se perder duas partidas ficamos em situação complicada. Estamos concentrados na parte psicológica para evitar o rebaixamento, se afastar do Z-4. Posteriormente mostrar nossa intensidade para chegar a outros objetivos, como a Série D”, explicou.

A receita da montagem do elenco é o uso da base atrelada aos meninos da base. Ao todo, 12 foram inseridos ao plantel que disputará o Cearense.
O grande nome, no entanto, atende por Emerson Catarina. Ex-Ferroviário, o atacante é a esperança de gols no Atlético/CE. A responsabilidade pela bola na rede ainda é dividida com o meia Elanardo.


Receita repetida
O Floresta assumiu um novo papel no Estadual e tentará impor esse patamar em 2020. Antes coadjuvante e time que tinha raízes fincadas na base, o Verdão da Vila Manoel Sátiro começou um processo de migração ao profissional e tem travado grandes embates com os rivais da categoria.
E vale ressaltar, a transformação é intensa. Assim, o time saiu da 3ª divisão cearense em 2015 para marcar presença no G-4 da elite do torneio nas temporadas 2018-2019.

No meio, ainda teve uma participação na Copa do Brasil (2018) e um título da Taça Fares Lopes (2017). É fato consumido e que será colocado a prova agora sob o comando do técnico Luan Carlos, em mais uma demonstração dos objetivos da diretoria.
Treinador mais jovem do futebol brasileiro, com 27 anos, e ex-Atlético/CE, o profissional é o principal símbolo de uma equipe moderna e que almeja alcançar a finalíssima do Campeonato Cearense.

“Temos metas a longo prazo e dentre elas estão a permanência, classificação para 2ª fase e depois brigar na parte alta da tabela. Pela forma que estamos trabalhando aqui, podemos chegar na final, a gente tem que acreditar, trabalhar e projetar algo grande”, informou Luan Carlos.

Legenda: Renêzinho tem sido um dos destaques do Verdão. Dono da camisa 10, ele esbanja habilidade
Foto: Foto: Kid Júnior

Para a competição, a base do grupo da Fares Lopes foi mantida com o volante Marconi, capitão do time nas últimas temporadas, e o lateral esquerdo Zé Carlos. Mas o time também foi ao mercado e trouxe peças importantes para fortalecer a criação como os meias Caio Acaraú e Zizu, que defenderam o Atlético/CE na última temporada. 

Retomada coral

O time que mais investiu foi o Ferroviário. Ao todo, 18 reforços chegaram na Barra do Ceará entre goleiros, zagueiros, laterais, meio-campistas e atacantes. Terceiro maior campeão cearense, com nove taças, o Estadual é encarado como uma oportunidade de o Tubarão esquecer 2019.
Isso porque o clube chegou próximo de alcançar as metas do planejamento, mas pecou na execução final. Assim, não obteve o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, ficou com o vice da Taça Fares Lopes e ainda perdeu a vaga na Copa do Brasil de 2020. “Nós somos imediatistas e buscamos a vaga na Copa do Brasil de 2021.

O Ferroviário só vai ter retorno financeiro se ganhar. Estamos depositando todas as atenções nesses próximos sete jogos do Campeonato Cearense. Lógico que o favoritismo é dos dois grandes da capital, acho que é difícil conquistar título frente a eles, mas já conseguimos algumas conquistas. Vamos nos encaminhar para tentar surpreender”, afirmou o comandante coral Zé Teodoro.

Legenda: O Ferroviário é a principal atração da 1ª Fase do Cearense por sua tradição
Foto: FOTO: CAMILA LIMA

A experiência do treinador, inclusive, é um trunfo na campanha. Quando trabalhou em Ceará e Fortaleza, Zé Teodoro ficou com o título. Na equipe, o auxiliar será o ex-jogador Vinícius, que fez carreira de destaque no futebol cearense como artilheiro.
O plantel coral terá 24 disponíveis no Estadual. Remanescente, o goleiro Nícolas é o principal destaque do grupo, que deve receber mais reforços ao longo do Estadual.

A expectativa é motivada pelo aporte financeiro que o time está angariando. Com novos patrocinadores, a gestão do Tubarão da Barra espera aliviar os cofres e conseguir trazer maior suporte ao departamento de futebol.