Arthur e Felipe Jonatan são observados pela CBF com foco na Seleção Brasileira sub-20

Atacante e lateral esquerdo do Ceará serão analisados por auxiliar técnico de Tite na capital cearense

Nas próximas semanas, o auxiliar de Tite na Seleção Brasileira, Cléber Xavier, virá a Fortaleza para observar o lateral-esquerdo Felipe Jonatan e o atacante Arthur, ambos do Ceará. O objetivo é cota-los para uma futura convocação ao time canarinho sub-20. A visita foi resultado de uma conversa direta com o técnico Lisca, que vem utilizandos os jogadores na equipe titular do Vovô durante a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro.

“Eu conversei essa semana com o Cléber Xavier, que é auxiliar da Seleção, e ele deve fazer uma visita pra nós na semana que vem ou na próxima, principalmente pra observar o Arthur e Felipe Jonatan, já que os dois têm idade sub-20. E o Cléber já gosta muito do Arthur. Provavelmente ele vai estar aqui em breve para olhar os dois e quem sabe colocar um jogador do Ceará no Sub-20 da seleção. Os dois estão merecendo”, revelou o comandante alvinegro em entrevista coletiva.

A análise do perfil dos atletas faz parte de um banco de dados criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) envolvendo clubes nacionais e estrangeiros com a chancela do técnico Carlos Amadeu, responsável direto pelas categorias de base da entidade. O mapeamento visa fechar a convocação final da seleção para o Sul-Americano Sub-20, que acontece em janeiro de 2020, no Chile.

Para efeito de prepação, a seleção sub-20 disputa dois amistosos diante dos donos da casa nos dias 13 e 15 de outubro. O torneio é importante pois oferta quatro vagas ao Mundial da categoria, que acontece na Polônia, além de ser classificatório também para o Jogos Pan-Americanos de 2019, sediados no Peru. Mesmo sendo o maior campeão do torneio, com 11 títulos, o Brasil não chegou nem nas semifinais nas últimas três edições, que foram conquistadas por Argentia (2013), Uruguai (2015) e Equador (2017).

A equipe foi convocada na última sexta-feira (28) com atletas como Vinícius Júnior, do Real Madrid, Paulinho, do Bayer Leverkusen-ALE, além de Rodrygo, do Santos. Foram dispensados da lista apenas jogadores envolvidos diretamente nas partidas da Libertadores e Copa do Brasil.  

Base alvinegra

Presença constante no plantel do Ceará já na temporada passada, quando virou o talismã alvinegro na arrancada para o acesso à Série A, Arthur ganhou a titularidade do Vovô e cresceu em cenário nacional ao marcar 11 gols em 12 partidas no Campeonato Cearense de 2018. O desempenho do jovem de 20 anos chamou até a atenção do Palmeiras, que comprou o centroavante em uma negociação que foi a maior da história do futebol cearense. No ano, o atleta entrou em campo 44 vezes e balançou as redes em 21 oportunidades. 

Enquanto Felipe Jonatan, cria de Porangabuçu, teve uma ascensão meteórica na carreira. Começou o ano disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Vovô, depois ganhou espaço no Campeonato Cearense, mas o início ruim da equipe no Brasileirão o afastou dos gramados. Então veio a lesão do titular João Lucas para a sequência do certame, e o técnico Lisca deu uma chance ao lateral esquerdo, que ganhou a posição e já chegou até a ser sondado por outros clubes.  

O reconhecimento é fruto de um trabalho firme do Ceará Sporting Club nas categorias de base. Só na atual temporada, o Alvinegro já conquistou seis títulos em divisões cearenses e do Nordeste, além de contar com atletas sendo aproveitados no plantel titular após empréstimos, como o atacante Robinho, que esteva no Santa Cruz e agora surge como opção do Vovô no ataque da Série A.


Assuntos Relacionados