FORTALEZA: O PRÓXIMO PASSO PARA A ASCENSÃO

Tom Barros

O piloto de Fórmula-1 que mais me impressionou foi o escocês Jim Clark ((Kilmany, 4 de março de 1936 - Hockenheim, 7 de abril de 1968), bicampeão mundial (1963/ 1965) e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis (1965). Um fenômeno. Ele dizia que, nas últimas voltas de um GP, o local de chegada parece ficar mais distante na medida em o carro desse local de aproxima. Assim o Fortaleza. O local da ascensão está bem aí, tão perto, mas tem a chegada adiada. É nas últimas voltas de um GP que o piloto redobra cuidados. Como diz o narrador Galvão Bueno, é aí que o piloto leva o carro na ponta dos dedos. Finalmente a chegada chega. E chega com os acenos da multidão. A glória do piloto. Assim o Fortaleza. Já, já, a bandeirada. Vem o Atlético de Goiânia, que é o quinto colocado, com boas chances de G-4. Entretanto, esse Atlético, que venceu seus dois jogos recente (2 a 0 no Boa e 2 a 1 no Brasil), perdeu em casa para o vice-lanterna Sampaio Corrêa. Sábado, mais um passo a ser dado pelo Leão. E, agora, com a chegada cada vez mais perto. A bandeira quadriculada da vitória já à vista. Condução na ponta dos dedos. Mais alguns metros, depois mais um passo, aí a chegada chega. É redundância. Sim. Tudo bem. Mas chega. E como chega.

Da lanterna à Sul-Americana

Ceará empolgante. A vitória (2 x 1) sobre o Atlético-MG consolidou seu afastamento da zona maldita e o remeteu para a faixa da Copa Sul-Americana. Algo impensável até um dia desses. Vitória justa pela disciplina tática e espírito de luta. Na fase inicial, amplo domínio do Vozão. No segundo tempo, equilíbrio. Mas, no cômputo geral, predomínio cearense.

Sem querer, querendo

O gol de Juninho Quixadá foi o primeiro sinal de um bom presságio. A bola estourada de Maidana bateu em Juninho e entrou. Gol, 1 a 0 Vozão. Um gol se querer, querendo. Pouco importa. Gol do Ceará. A resposta do Atlético foi querendo e querendo. Perfeito nos passes de Luan, Cazares, Ricardo Oliveira e Cazares. Obra de arte, sim, mas irregular. Oliveira estava impedido. Árbitro validou (1 x 1).

Gol do triunfo

Tinha que ser de Leandro Carvalho, que perde gols fáceis e marca os gols difíceis. Perdera um sozinho na frente do goleiro Victor. Aí fez um gol difícil porque tinha vários jogadores à sua frente. O gol da vitória num jogo em que Everson mais uma vez fez milagre. Milagre que Quixadá também fez.

Ferroviário em mais uma decisão este ano. Ganhou a Série D nacional 2018 e já agora garante vaga na final da Taça Fares Lopes. Pode, portanto, mais uma vez disputar a Copa do Brasil. Edson Cariús continua com a sua vocação de artilheiro. A pretensão dos corais é fechar o ano com mais um título. Aí o ano 2018 será inesquecível.

Iguatu fez ótima campanha na fase classificatória da Taça Fares Lopes, onde foi vice com o mesmo índice de aproveitamento do líder, Ferrão. Mas deu bobeira na semifinal. Caucaia atropelou, ganhando os dois jogos. E Iguatu terminou vendo evaporar a vaga em pleno Estádio Morenão.