Torcedores sem fronteiras

A web destruindo fronteiras entre torcedores. A paixão clubística não tem mais limites. De onde estiver, é possível acompanhar seu clube de coração

Através do Twitter, sites oficiais, fóruns de discussões ou mesmo produções independentes feitas com materiais de qualidade pelos próprios torcedores, é possível ficar por dentro de tudo o que acontece diariamente com a equipe, independente da cidade, estado e país que o fanático esteja.

Tricolor

Esse é o caso do paulista Fábio Campos. Torcedor do São Paulo Futebol Clube, o estudante de jornalismo mora em Fortaleza desde 2001 e, por isso, acompanha o time do coração através das ferramentas da web: "Participo da comunidade do Orkut ´Futebol Paulista: a rivalidade´, e passo o dia dando F5 (atualizando a página) em sites especializados no São Paulo, principalmente quando está próximo de se confirmar uma nova contratação".

Como já mora há bastante tempo longe do Tricolor paulista, Fábio já se acostumou a acompanhar o time de outra maneira: "É difícil, mas com o tempo fui me acostumando. Hoje, com meios como o Twitter e Orkut, sinto falta apenas de ir aos jogos".

A apreensão de estar distante do clube do coração é compartilhada pelo empresário carioca João Felipe Albuquerque. Ele é sócio proprietário do Fluminense e mora na capital cearense há apenas três anos, quando precisou se mudar por conta de negócios.

Felipe já fez várias viagens de volta ao Rio para participar de eleições no clube e ver jogos no Maracanã, porém é a web que está sendo sua fiel companheira nesse ano de 2010: "Na época da Libertadores, quando o Fluminense disputou o título, fui a todos os jogos, inclusive fora do Brasil. Como sou sócio proprietário, voltei ao Rio para as eleições no clube. Não consigo descrever minha paixão pelo ´Fluzão´, mas estou me acostumando a usar a internet. Os fóruns de discussão servem para matar um pouco a saudade que tenho das conversas com torcedores", afirmou João.

Clubes cearenses

Clubes cearenses como Ceará e Fortaleza não ficam atrás das "modernidades". O site das equipes é atualizado todos os dias e, por isso, bastante útil aos torcedores. É através da internet que o médico Newton Andrade Júnior confere tudo o que acontece em torno do Fortaleza Esporte Clube. Torcedor de carteirinha do Tricolor de Aço, Newton está sempre viajando, mas tem residência em Brasília.

Distante

As visitas à sua cidade natal, Fortaleza, ficaram raras e os sites deixam o médico mais próximo do Leão: "A paixão pelo Fortaleza não tem fronteiras ou distância. Mesmo morando fora da capital cearense há alguns anos, não tem como deixar de acompanhar as notícias do tricolor de aço. A internet me permite acompanhar o Leão em primeira mão e até sentir as emoções dos jogos através das transmissões em tempo real".

O Ceará conta com uma torcida considerável em Brasília. Na capital federal, foi criado o blog: "Embaixada do Vozão", entidade da qual o cearense, David Dias, é um dos organizadores. David explica que a iniciativa para o nascimento do blog (embaixadadovozao.blogspot.com) veio de torcedores que nutrem de uma mesma paixão: o Ceará Sporting Club. "A própria criação da Embaixada do Vozão ocorreu após contatos estabelecidos através do Orkut".