Palco para todas as artes

Image-0-Artigo-1560718-1

O teatro é um dos espaços mais antigos do mundo dedicado à arte, tanto que a origem das primeiras encenações não são bem conhecidas, mas estima-se que tenham surgido ainda no egito antigo, ganhando tradição na grécia, com as famosas tragédias gregas.

Mesmo depois de tantos anos e apesar da chegada do cinema, a dramaturgia, jamais deixou de inspirar o grande público. Em fortaleza, o que não faltam são opções para os amantes do teatro, seja nos estilos comédia, drama, infantil ou musical, que conferem um programa alternativo às badalações.

Aqui, o zoeira mostra um roteiro especial com alguns espaços onde é possível assistir espetáculos teatrais variados. Dos mais tradicionais, como o theatro josé de alencar e teatro celina queiroz (na unifor) aos mais novos como o teatro via sul shopping e caixa cultural, passando pelos palcos do dragão do mar, emiliano queiroz e teatro da praia, as cortinas se abrem para a arte.

Fortaleza tem espetáculos para todos os gostos

Clássico
Teatro Celina Queiroz

Com capacidade para mais de 300 pessoas, o Teatro Celina Queiroz é um reconhecido espaço de divulgação das artes cênicas no Ceará. Além de espetáculos teatrais, recebe eventos acadêmicos e culturais da Universidade de Fortaleza, onde se localiza, bem como de manifestações artísticas da cidade. Inaugurado no dia 6 de janeiro de 2003, sedia o projeto "Grandes Espetáculos", que este mês apresenta o a peça "Lesados", do grupo cearense Bagaceira, nos dias 15, 16, 22 e 23 de março.

Diversidade
Teatro Dragão do Mar

O Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura tem como proposta não somente promover a pluralidade artística com eventos de dança e música, mas de discutir ideias relacionadas às políticas sociais e culturais do Estado. Além de estimular a produção local, recebe produções nacionais e internacionais. O Centro Dragão do Mar ainda conta com o Anfiteatro e o Espaço Rogaciano Leite, que também recebem diversos espetáculos, teatrais ou não, durante o decorrer do ano.

Popular
Emiliano Queiroz

O Teatro Sesc Emiliano Queiroz é um dos equipamentos culturais do Sesc Ceará. Localizado no Centro da cidade, possui capacidade para184 pessoas, além de serviços de recepção e bilheteria, caixa cênica com infraestrutura apropriada a espetáculos de dança, música e teatro adulto e infantil, bem como suporte cerimonial para palestras e encontros, além de projeção de vídeo. Funciona de quarta-feira a domingo, com peças infantis, a partir das 17h; e adultas, a partir das 20h.

Tradicional 
Theatro José de Alencar

Mais antigo palco de Fortaleza, o Theatro José de Alencar conserva a tradição até no nome, escrito com "th". Inaugurado em 1910, na Praça José de Alencar, chama atenção pela arquitetura tradicional, com sala de espetáculo em estilo Art Nouveau, auditório de 120 lugares, foyer, espaço cênico a céu aberto e prédio anexo que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA), Teatro Morro do Ouro, Praça Mestre Pedro Boca Rica, a Biblioteca Carlos Câmara, Galeria Ramos Cotoco, salas de estudos e ensaios, oficinas, Colégio de Dança do Ceará e o Colégio de Direção Teatral, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e o Curso Princípios Básicos de Teatro. Funciona de terça a sexta, a partir das 9h, sábados, domingos e feriados, a partir das 14h, com visitas guiadas, espetáculos locais, infantis, além de atrações nacionais e festivais internacionais.

Intimista
Teatro da Praia

Ao caminhar pela antiga zona de armazéns da Praia de Iracema, em 1993, Carri Costa vislumbrou a oportunidade de criar um novo espaço cultural para Fortaleza. Foi em 1996 que o sonho do ator se tornou realidade: o Teatro da Praia foi oficialmente apresentado à sociedade com a peça "A Comédia da Vida Rasgada". Hoje, com capacidade para 200 pessoas, recebe programação diversificada durante o fim de semana. Com mais de 20 anos de história, o teatro ultrapassa gerações.

Moderno
Teatro Via Sul

Estrutura moderna, ambiente confortável e cenário de grandes apresentações teatrais: assim é o Teatro Via Sul Shopping. Com espaço para 733 espectadores, é dividido em dois pisos que proporcionam visão de qualquer lugar para o palco, além de um camarote para convidados. Também é compatível com gravações de shows acústicos e apresentações de grandes óperas. É considerado um dos mais importantes projetos de grande porte voltado para área cultural e artística no Nordeste.

Anamélia Sampaio/ Jacqueline Nóbrega
Repórteres