O amor está no ar

´BEIJA SAPO´:Daniela Cicarelli faz tudo para que os participantes se beijem no palco
´BEIJA SAPO´:Daniela Cicarelli faz tudo para que os participantes se beijem no palco Kelly Fuzaro
Não importa se o objetivo dos participantes é namorar ou aparecer. O que vale, para as emissoras, são os pontos a mais no Ibope. Seja na TV aberta ou por assinatura, nunca se viu, ao mesmo tempo, tantos programas de namoro

Só a Record possui nada menos do que sete quadros desse tipo. Um deles é o ´Jogo do namoro´, adaptado do ´Dating game´ - sucesso mundial do Sony - e exibido dentro do ´Programa da tarde´. ´Este boom de programas de namoro é um reflexo da situação mundial. A mulher que trabalha fora, por exemplo, não tem tempo para conhecer pessoas´, opina a apresentadora do ´Jogo do namoro´, Maria Cândida.

Segundo ela, os rapazes que se inscrevem costumam se queixar que, na noite, as meninas só querem ´ficar´. Mas as moças retrucam, dizendo que querem relacionamentos sérios, mas não encontram. ´Acho que todos querem mesmo encontrar uma pessoa´, diz a apresentadora.

No papel de cupido, Márcio Garcia, também da Rede Record, é quase um maratonista. Apresenta cinco atrações que tentam juntar casais, entre elas ´Gostei de você´ e ´Vai dar namoro´, a mais popular, com pelo menos 350 inscrições por semana. Os quadros fazem parte do programa ´O melhor do Brasil´, vice-líder de audiência nas tardes de sábado.

´Eu me divirto: boto pilha nos caras e pego no pé das meninas´, conta Márcio. ´Pelo menos dez casais que se conheceram no ´Vai dar namoro´ continuam juntos. Já teve até gente se casando.

Luciano Huck também aposta no filão no seu ´Caldeirão´, na Globo, com os quadros ´Namoro às escuras´ e ´Operação cupido´, que deve voltar ao ar ainda este ano.

´Quando todo mundo começa a pôr no ar a mesma coisa, mudamos para algo bem diferente. Aliás, não tem ninguém que faça programa de namoro melhor do que Sílvio Santos´, observa Huck.

Namoro lucrativo

A nova versão do ´Namoro na TV´, comandada por Celso Portiolli, não lembra em nada o romantismo do original apresentado por Sílvio Santos nos anos 70 e 80. O programa distribui dinheiro aos participantes. Há até uma tabela para premiar os casais: beijo na boca vale R$ 250 para cada um; dar “selinho” paga R$ 100, e um beijo na testa é R$ 50.

No ´Beija sapo´, de Daniela Cicarelli, na MTV, os pretendentes têm que vestir uma fantasia de batráquio para beijar a moça. Segundo o diretor de programação Zico Goes, mais de 50 mil jovens estão cadastrados num banco de dados: ´Sempre tem um ou outro que só vai para beijar. E o programa não tem mesmo o objetivo de unir pessoas, embora eventualmente consiga´, diz.

Beijo gay

A MTV tem tradição em programas do gênero. O ´Fica comigo´ mostrou o primeiro beijo gay de um programa da TV brasileira, em 2001. ´Há dificuldade em levar gays, porque nem todo homossexual quer se mostrar na TV´, explica Goes.

Saindo com a sogra

O quadro ´Saindo com a sogra´, do ´Tudo é possível´ (aos domingos, na Record), tem um processo de seleção curioso: o rapaz tem que passear com as mães de suas três pretendentes. O formato foi comprado da MTV americana.

Para a apresentadora Eliana, o que atrai o público é o ritual: ´É o mesmo interesse que faz com que as pessoas assistam a novelas, para saber quem vai se apaixonar por quem´, teoriza.