Matéria-1222014

Escrita em blogs

Livros, séries, filmes, músicas, moda e assuntos do coração permeiam os blogs de garotas cearenses que sonham em ser escritoras. A TeenAge indica alguns que têm feito o maior sucesso. Confiram!

A estudante Lara Frota Sousa, 14, assume ser uma "menina de muitos vícios". No caso dela - ainda bem - tais vícios não são negativos. Ela é apaixonada, enlouquecida, aficionada (e todos os sinônimos possíveis!) por leitura e música. Uma forma de dar vazão a essa preferência cultural foi a criação de um blog.

Lara Frota, do blog "Menina de muitos vícios", divide tudo com as leitoras. Ela também observa os posts que rendem mais visualizações foto: Fabiane de Paula

Ou muitos blogs, como explica, até, finalmente, conseguir aprender a dar continuidade aos posts de uma página sugestivamente intitulada de "Menina de muitos vícios", cujo design ela mesmo desenvolveu, após muito sacrifício e força de vontade ao ler e reler vários tutoriais. O resultado, diga-se de passagem, é uma gracinha...

"Já havia criado outros blogs, mas sempre os deixava de lado. Só que, como escritora, sentia necessidade de dividir meus pensamentos, gostos e opiniões. E, mostrando meus textos para professoras, amigas e parentes, eles disseram que eu devia compartilhar isso com o mundo. Então, finalmente, tive coragem de criar e seguir em frente com este", conta.

No "Menina de muitos vícios", além de leitura e música, quem acessa pode encontrar dicas de séries (o último post foi sobre "Revolution", do canal Cinemax), filmes (como quando Lara escreveu indicando "As Aventuras de Pi", "Hobbit: Uma Jornada Inesperada", entre outros - "para começar bem 2013") e tendências de decoração (quando a garota revelou que vai se mudar este ano e pretende fazer, na nova residência, "um quarto ao seu gosto" para, em seguida, dar dicas de tipos de dormitórios).

Lara criou o blog sozinha, mas, com o tempo, foi sentindo a necessidade de maior variedade de temas e convidou a amiga Lara Aguiar para enriquecer o projeto. A xará, inclusive, só não se encontra na nossa coluna de hoje porque estava visitando a família em Salvador no dia da seção de fotos, mas deixamos aqui os nossos parabéns pela sua participação no "Menina de muitos vícios" também.

As duas amigas já possuem leitoras assíduas e se sentem recompensadas por conta disso. "Graças a Deus, já temos algumas seguidoras fieis! E acho incrível saber que existem meninas espalhadas por todo o Brasil que gostam de saber o que sentimos e o que pensamos. Isso nos motiva a continuar a escrever", confessa Lara Frota.

Território Pop

A estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Raiana Alves, 20, sempre quis ser jornalista e escritora mas, por ter escolhido um curso universitário na área de exatas, busca suprir um pouco da necessidade de escrever por meio do blog "Território Pop".

Raiana escreve sobre literatura, séries, cinema e música. "Quando gosto muito de alguma coisa, tenho vontade de falar sobre isso pra todo mundo. Tenho amigas que já me escutaram contar a história de uma série de livros inteira! Então, o que me incentiva a escrever é isso: a vontade de dividir coisas legais e incentivar as pessoas a lerem mais, a assistir mais a filmes e séries, a conhecer bandas novas", explica, repleta de entusiasmo.

A estudante Raiana Alves criou o blog "Território Pop" em maio de 2012 para suprir a sua necessidade de falar sobre o que mais gosta. O sonho dela é escrever um livro Foto: Viviane Pinheiro

Para quem deseja começar um blog em uma área afim, Raiana diz que o segredo é se manter sempre atualizada. Para isso, ela tem um ritual.

"Sigo editoras em redes sociais para conhecer os próximos lançamentos, leio revistas, faço buscas na Internet (inclusive em sites em inglês) e acompanho os lançamentos de clipes no YouTube".

Blogs cearenses: Outras dicas

Blog da Yasmin

Página escrita por Yasmin Braga, falando sobre moda, fotografia e maquiagem.

Blog Tem que Ser Criativo

Página de Beatriz Gomes. Ela sonha em ser jornalista!