Coluna Teenage

Só falta um dia!

O filme "Em Chamas" traz Katniss e Peeta em uma edição ainda mais perigosa dos Jogos Vorazes. À TeenAge, fãs falam da ansiedade para o segundo longa da saga, que estreia amanhã no Brasil

A arena em formato de relógio e de que modo vai se desenrolar a revolução nos distritos para derrubar o governo do presidente Snow são duas das muitas expectativas que os fãs da saga "Jogos Vorazes" apresentam para o filme "Em Chamas", que tem lançamento amanhã, no Brasil, primeiro do que no resto do mundo (as outras estreias acontecem dia 21).

Grupo de fãs contam o que esperam ver no filme "Em Chamas" Foto: Lucas de Menezes

Adaptação dos livros escritos por Suzanne Collins, a franquia é sucesso principalmente entre os adolescentes e os jovens adultos. Catherine Santos, estudante de Jornalismo, tem 23 anos, e aponta as lições de coragem e perseverança contidas nos livros. Ela faz parte do fã-clube Tributos-Ce (www.facebook.com/TributosCe) e vestiu o cosplay de Katniss, uma das personagens principais da trama, para a TeenAge.

Na verdade, ela tem uma vasta coleção de produtos dos "Jogos Vorazes". "Fui completando minha coleção aos poucos. Tenho as edições dos livros em português e a hardcover (livro de capa dura) em inglês, almanaques, livros relacionados à saga, o broche da personagem, relógio de bolso, um arco que eu mesma fabriquei e meu cosplay", detalha a estudante, que também curte Harry Potter e Senhor dos Anéis.

Catherine vai assistir ao filme na sessão de estreia (amanhã, às 12h), assim como os amigos Bruna Souza, 16; Symon Simons, 16; Matheus Moura, 16; Vitoria Oliveira, 16; Ana Morena Gondim, 14; Rebeka Alves, 18 e Gabriela Rufino, 16. A maioria, de tão fissurada, vai conferir o longa duas vezes sexta. "A ansiedade é muito grande e, pelo que eu vi dos trailers, ´Em Chamas´ vai superar todas as minhas expectativas. Fiquei muito feliz em saber que o Brasil seria o primeiro a exibir o filme no mundo", diz Gabi.

Catherine e Jéssica possuem vários produtos da saga fotos: Fabiane de Paula e Kleber Gonçalves

Personagens

Rebeka tem dificuldade de escolher seus personagens favoritos. "Todos são realmente especiais, porque possuem uma história de vida por trás de tudo. Gosto do Cinna, porque ele tem um jeito de expressar o que sente através das roupas. Peeta também, porque ele é engraçado nas horas mais difíceis. Além da Katniss, já que ela é cabeça dura, inteligente e sentimental às vezes".

Jéssica Julie Pedrosa, 13, expressa o que espera do filme. "A cena que eu acho que não deveria faltar é quando o Peeta quase morre e o Finnick tem que fazer respiração boca a boca nele. Também acho que a cena do resgate da Katniss tem que ser feita muito bem; o desespero dela quando descobre que vai voltar para a arena; o momento em que ela descobre que está havendo levantes nos outros distritos; a morte do Cinna... São tantas coisas que eu espero para esse filme que poderia passar o dia falando", comenta a garota que tem um cosplay de Prim, com quem se identifica bastante.

Além da vestimenta especial, Jéssica é mais uma fã que tem uma série de produtos que levam a marca dos Jogos Vorazes. "Tenho o box dos três livros, adesivos, marcadores de página, uma blusa de ´Em Chamas´, um relógio de tordo, o tordo dos ´Jogos Vorazes´ e de ´Em Chamas´ e um banner do último evento de lançamento de ´Em Chamas´ em Fortaleza", descreve.

A saga continua

Após sucesso no 74° Jogos Vorazes, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) sagra-se como símbolo da revolução e embarca na intitulada "Turnê da Vitória" nos distritos juntamente com Peeta Mellark (Josh Hutcherson).

Na 75º edição dos Jogos Vorazes, chamada de Massacre Quaternário, 24 antigos vencedores precisam se enfrentar. Katniss e Peeta integram esse time fotos: Divulgação

No decorrer do percurso, a heroína sente que uma rebelião está para acontecer, mas o congresso continua fortemente no controle, ao mesmo tempo em que o Presidente Snow (Donald Sutherland) prepara o 75º Jogos Vorazes, também conhecido como o Massacre Quaternário, competição especial que ocorre a cada 25 anos, quando os enviados de cada distrito são 24 antigos vencedores, bastante experientes.

Enquanto isso, Katniss ainda procura superar os traumas do filme anterior. Seu coração também não se encontra em paz. O triângulo amoroso com Peeta e Gale (Liam Hemsworth) só se complica.

O elenco conta mais uma vez com Woody Harrelson, Willow Shields, Stanley Tucci, Elizabeth Banks, o cantor Lenny Kravitz e a adição de Philip Seymour Hoffman. Ambientado no caos de Panem, em um futuro indeterminado na América do Norte, o país se divide em 13 distritos, rigidamente controlados por uma elite hipócrita e gananciosa concentrada na capital.

Quando os jogos começam, Katniss e Peeta se aliam a Finnick Odair

Outros competidores

Lynn Cohen ("Sex and the City 2") será Mags, ex-mentora de Finnick Odair e o acompanha ao Massacre Quaternário. Odair será interpretado por Sam Claflin ("Branca de Neve e o Caçador"). Ele surge no segundo livro da série e é descrito como um rapaz incrivelmente bonito. Alan Ritchson, que deu vida ao Aquaman da série "Smallville", dará vida a Gloss, jogador do Distrito 1 que irá competir no jogo ao lado da irmã Cashmere.

Recapitulando o que já foi mostrado no primeiro filme, os moradores de Panem se divertem com um torneio anual, misto de espetáculo de coliseu romano com reality show televisivo. Nos chamados "jogos", os "tributos" digladiam-se até a morte e cabe ao único sobrevivente viver o resto da existência sendo aclamado como herói nacional.

Na edição do torneio realizada antes dos eventos iniciais de "Em Chamas", Katniss e Peeta conseguem ser declarados, em conjunto, como vencedores. A plateia vê o romance do casalzinho e não suporta que um deles acabe morrendo...

O triângulo amoroso entre Peeta, Katniss e Gale se complica

Ao burlarem as regras, os jovens acabam, ainda que involuntariamente, por incitar a revolta da população contra as leis impostas, o aumento da desigualdade social, os abusos dos governantes e a truculência das forças policiais. Desse modo, a autora dos livros dos quais os longas se originam, Suzanne Collins, pretende alfinetar tanto realidades encontradas em democracias ocidentais quanto em países com regimes políticos fechados.

Na China

"Em Chamas" pode até não ter o poder de "conclamar os jovens para sair às ruas e mudar a realidade, pois Panem é aqui e agora", como sugere o experiente Donald Sutherland. Também não deve transformar a mais famosa estrela de Hollywood em musa revolucionária. Mas já conseguiu uma tremenda vitória: depois de muita negociação, o filme é uma das poucas produções de Hollywood a estrear na China, a terra dos sonhos do cinema americano.

Uma das produções mais ambiciosas do estúdio Lionsgate, "Em Chamas" contou com um orçamento de US$ 50 milhões a mais do que o primeiro longa da franquia, em um total estimado de US$ 130 milhões.

O uso de câmeras IMAX, que garantem efeitos surpreendentes, especialmente no início dos novos "jogos", com uma arena muito mais espetacular do que a da primeira trama, é um dos dois principais trunfos do diretor Francis Lawrence para prender a atenção do público e preparar o terreno para as duas sequências finais da franquia, com lançamentos previstos, respectivamente, para 2014 e 2015.

Destaque, ainda, para a trilha sonora, que conta com músicas de Coldplay (a inédita "Atlas"), Patti Smith, Christina Aguilera, Mikky Ekko, The National, Sia, além da jovem cantora Lorde, que regravou a bela canção "Everybody Wants To Rule The World", da banda Tears for Fears.

No Brasil, o CPM 22 regravou a música "13", que faz parte da divulgação do filme no nosso país. A trilha chega ao mercado no próximo dia 19 e o álbum pode ser reservado no link www.myplaydirect.com/the-hunger-games.

Resenha Uma aventura cada vez mais séria

Depois do sucesso estrondoso do primeiro filme, muitos correram para as livrarias em busca da trilogia "Jogos Vorazes" da autora Suzanne Collins. E não se arrependeram.

Esta é a segunda série de livros de Suzanne Colinns

Com um estilo ágil, a escritora norte-americana consegue tanto nos trazer uma aventura de tirar o fôlego quanto produzir uma complexa trama que se desenvolve durante os três livros da franquia e vai se tornando cada vez mais grave.

Depois que Katniss é escolhida para os Jogos Vorazes e acaba por conseguir se salvar junto com seu par de distrito, Peeta, para desespero dos organizadores do "evento" (que mais pode ser comparado a uma matança), ela retorna a seu distrito.

Inocentemente, a heroína acha que poderá, apesar dos traumas, viver de forma mais tranquila, cuidando de sua mãe e irmã. O que ela não imagina é a proporção de suas ações nos outros distritos e é aí que a trama se torna muito mais ousada e ela vai ter que retornar ao lugar do seu pior pesadelo.

O segundo filme da franquia, que promete ainda muita ação, é o início da verdadeira trama. O primeiro livro funciona como uma introdução ao mundo e aos abusos cometidos pela Capital com os distritos.

A autora

Suzanne Collins é norte-americana e a trilogia "Jogos Vorazes" é sua segunda investida no mundo literário. O primeiro é a série de cinco livros "As Crônicas do Subterrâneo", que conta as aventuras do garoto Gregor em um universo que existe abaixo de Nova York. A história é inspirada no clássico "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll.


TEXTO PRODUZIDO COM A COLABORAÇÃO DE FLÁVIA GURGEL