Conhecendo o Oscar

A apenas três semanas da festa de entrega do Oscar, nem todos os 44 filmes concorrentes às 21 categorias destinadas aos longas metragens estrearam em Fortaleza, embora vários já estejam em cartaz em diversos estados

Será impossível para o cinéfilo que aguarda o lançamento nos cinemas dos competidores ao Oscar 2010, fazer uma avaliação geral dos concorrentes em suas mais diversas categorias. Uma leva já foi exibida no ano passado, outra está em exibição e o restante aguarda datas para ingressar nos circuitos locais.

Entre os dez filmes em disputa direta pelo Oscar, "Avatar", de James Cameron, "Amor sem Escaladas", de Jason Reitman, "Guerra ao Terror", de Kathryn Bigelow, e "Preciosa", de Lee Daniels, estão em exibição. "Bastardos Inglórios", de Quentin Tarantino, "Distrito 9", de Neil Bloomkamp, e "Up! Altas Aventuras", de Peter Docter, já foram exibidos e estão chegando ao mercado de vídeo.

"Educação", de Lone Scherfig, e "Um Homem Sério", de Ethan e Joel Coen, aguardam vaga para entrar nos circuitos da cidade, embora já tenham estreado no Brasil. O aguardado "Um Sonho Possível" (The Blind Side), de John Lee Hancock, tem estreia nacional somente depois da premiação, dia 19 de março.

A situação persiste com dezenas de outras produções concorrentes às demais categorias. Os competidores ao Oscar de melhor filme estrangeiro, por exemplo, estão em pior situação.

Dos cinco indicados, o peruano "A Teta Assustada", de Cláudia Llosa, pode ser conferido, no ano passado, em sua rapidíssima passagem pela cidade. "A Fita Branca" teve estreia nos cinemas do Rio e de São Paulo na última sexta feira, o argentino "O Segredo dos Seus Olhos", de Juan Jose Campanella, estreia no próximo dia 26, e o francês "O Profeta", de Jacques Audiard, está previsto para sete de maio. Por serem filmes de arte, terão de aguardar datas nas salas especializadas.

O Oscar tem, ao todo, 24 categorias. 21 delas destinadas aos filmes de longa metragem. As outras três categorias abrigam os filmes de curta metragem. Apesar de basicamente serem trabalhos de qualidade, não ganham espaço nos cinemas e sequer no mercado de vídeo. Não deixa de ser um absurdo restar, a quem quiser assisti-los, a busca na Internet.

A retomada da velha tradição da disponibilidade de dez vagas para a disputa de um único Oscar para melhor filme, permite, sem dúvida, uma competição mais democrática, abrindo o mercado para que as produções pequenas e de inestimável valor artístico ganhem visibilidade. Antes, estavam relegadas ao esquecimento ou a premiações menores. Com isso, ganham os estúdios, que faturam mais, ganham os cinéfilos, já que, anteriormente, o destino comum era serem lançados diretamente no mercado de vídeo.

Foi o que ocorreu com "Guerra ao Terror". Avaliado de maneira equivocada pela Imagem Filmes, o drama de guerra de Kathryn Bigelow foi lançado em DVD no início do ano passado. Permaneceu ignorado nas prateleiras das locadoras até aparecer nas cabeças das listas dos críticos e de suas associações como um dos melhores filmes do ano. As indicações ao Spirit, Globo de Ouro e Oscar mudaram a avaliação da distribuidora que, agora, está lançando-o nos cinemas.

Há razões pelas quais nem todos os filmes chegam, ao mesmo tempo, a todas as regiões do País. É que o calendário de lançamento é estabelecido, pelas distribuidoras e exibidores, entre 18 e 24 meses de antecedência. Por exemplo, várias datas de 2011 e até de 2012 já têm lançamentos estabelecidos.

Exemplos: o dia 11 de novembro de 2011 está reservado para o lançamento de "As Aventuras de Tintin"; 25 de novembro, para "Happy Feet 2"; e nove de dezembro de 2011 para a animação "Puss in Boots", de Chris Miller. Em 2012: quatro de Maio, "Avengers", aventura com Robert Downey Jr; 15 de junho, "Madagascar 3" e sete de dezembro, "The Guardians", animação da Dreamsworks, com Leonardo Di Caprio. É este o sistema.

Os lançamentos mundiais e nacionais reservam-se apenas para as grandes produções, as "blockbusters". As demais películas são apontadas conforme seus lançamentos em seus países de origem e de acordo com as compras de direito no mercado internacional, no caso das distribuidoras independentes.

Há outras películas que, com poucas cópias, são lançadas apenas nas cidades com maior média de público nos cinemas para depois chegar às demais capitais. E, finalmente, há filmes importantes que, ao fracassarem no mercado estadunidense, sejam ou não destacadas pela crítica, ganham como "castigo" o mercado de vídeo.

A produção britânica "Educação" e o estadunidense "Um Homem Sério" são autênticos "filmes de arte" e não foram nada bem nos cinemas dos EUA. O primeiro arrecadou menos de US$ 10 milhões, e o segundo, apenas US$ 8,8 milhões. Integram o grupo daqueles filmes com poucas cópias e, por isso, têm lançamento modesto. À medida que os cinemas liberam as cópias, vão chegando às demais regiões.

Para ter uma ideia da situação dos 44 candidatos ao Oscar, o Diário do Nordeste elaborou um "calendário de lançamentos", com as prováveis datas de estreia na cidade. Há filmes que já foram lançados no Rio e em SP, mas que continuam sem previsão de lançamento por aqui. Estão apontadas, também, algumas datas nas quais alguns filmes chegarão às locadoras. Lembrando que vários títulos ainda não foram adquiridos para exibição no mercado brasileiro. Não esquecer que a festa do Oscar ocorre no próximo dia sete de março. É correr para ver.

Filmes em competição

A Fita Branca (Categoria:estrangeiro) - sem previsão de estreia (*)

A Princesa e o Sapo (Categoria: melhor animação) - DVD em março

A Teta Assustada (Categoria: estrangeiro) - DVD em março

Ajami (Categoria: estrangeiro) - sem previsão de estreia (**)

Amor sem Escalas (Categoria: melhor filme) - em cartaz

Avatar (Categoria: melhor filme) - em cartaz

Bastardos Inglórios (Categoria: melhor filme) - e m DVD

Birmania VJ (Categoria: melhor documentário longa) - sem previsão de estreia (**)

Brilho de uma Paixão (Categoria: melhor figurino) - 18 de junho

Coração Louco (Categoria: melhor ator) - 5 de março

Coco Antes de Chanel (Categoria: melhor figurino) - a sair em DVD

Coraline e o Mundo Secreto (Categoria: melhor animação) - em DVD

Direito de Amar (Categoria: melhor ator) - sem previsão de estreia (*)

Distrito 9 ( Categoria: melhor filme) - DVD/Blu-Ray

Educação (Categoria: melhor filme) - sem previsão de estreia (*)

Food Inc (Categoria: melhor documentário longa) - sem previsão de estreia (**)

Guerra ao Terror (Categoria: melhor filme) - cinemas/DVD

Harry Potter Enigma do Príncipe

( Categoria: melhor fotografia) - em DVD/Blu-Ray

Il Divo (Categoria: melhor maquiagem ) - sem previsão de estreia (**)

In the Loop (Categoria: melhor roteiro adaptado) - sem previsão de estreia (**)

Invictus : em cartaz

Julie & Julia (Categoria: melhor atriz) - DVD em março

Nine (Categoria: atriz coadjuvante) - sem previsão de estreia

O Desinformante (Categoria: melhor ator) - 25 de fevereiro em DVD

O Fantástico Senhor Raposo (Categoria: melhor animação) - 04 de março

O Homem Perigoso da América ( Categoria: melhor documentário longa) - sem previsão de estreia (**)

O Imaginário Mundo Dr. Parnassus (Categoria: melhor direção de arte) - 14 de maio

O Mensageiro (Categoria:melhor roteiro original) - sem previsão de estreia (*)

Paris 36 (Categoria: melhor canção original) - sem previsão de estreia (**)

Preciosa (Categoria: melhor filme) - em cartaz

O Segredo dos Seus Olhos (Categoria: estrangeiro) - sem previsão de estreia

Sherlock Holmes (Categoria: direção de Arte) - em cartaz

Star Trek (Categoria: melhor edição de som) - em DVD

The Cove (Categoria: melhor documentário longa) - sem previsão de estreia (**)

The Last Station (Categoria: melhor atriz) - maio, sem data definida

The Secret of Kells (Categoria: melhor animação) - sem previsão de estreia (**)

The Young Victoria (Categoria: melhor direção de arte) - sem previsão de estreia (**)

Transformers II (Categoria: melhor mixagem de som) - em DVD

Um Olhar do Paraíso (Categoria: melhor ator coadjuvante) - 19 de fevereiro

Um Profeta (Categoria: estrangeiro) - 07 de maio

Um Homem Sério

sem previsão (*)

Um Sonho Possível

19 de março

Up! Altas Aventuras (Categoria: melhor filme) - em DVD

Which Way Home (Categoria: melhor documentário longa) - sem previsão de estreia (**)

(*) Em cartaz no Rio e em São Paulo

(**) Direitos não adquiridos para o Brasil; sem previsão de lançamento (nos cinemas).

PEDRO MARTINS FREIRE
CRÍTICO DE CINEMA