Matéria-1212968

Discos do ano

Veteranos roubam a cena em lista dos melhores álbuns de 2012, segundo a revista americana Rolling Stone. Bruce Springsteen lidera lista, que incluiu ainda os novos registros de Bob Dylan e Neil Young

Em tempos de música pasteurizada e descartável, a tarefa de manter a dignidade do rock tem ficado, ironicamente, sob a responsabilidade da turma da terceira idade, que vem mostrando boa forma nos palcos e fôlego em seus novos lançamentos, contrariando a ideia de que muitos dos medalhões só vivem da glória do passado.

"Wrecking Ball", de Bruce Springsteen, foi eleito o melhor disco do ano. Cantor chega ao Brasil em 2013 como atração do Rock In Rio

Maior exemplo de artista que não parou no tempo é Bruce Springsteen que, com o seu "Wrecking Ball", ganhou merecidamente o título de disco do ano e ainda, segundo a revista, "a resposta mais direta do rock à Grande Recessão". Poderoso"

O "boss", do histórico "Born To Run" (1975), vem conseguido um desempenho exemplar com o 17º disco da carreira, sucesso de crítica e de público. Não é a toa que, de 18 de março até 6 de dezembro, vem emendado um show atrás do outro, tendo mantido uma média de três até quatro apresentações por semana! No primeiro semestre, inclusive ficou em terceiro lugar em ranking das turnês mais lucrativas de 2012.

O cantor, de 63 anos, só deve ter dado uma pausa agora com as festas de fim de ano. Afinal, ele até pode ser chamado de "herói americano", por causa do patriotismo (sem deixar de lado a abordagem crítica), mas ainda não é o homem de ferro, né? Quem estiver curioso para conferir o cara ao vivo, o astro foi confirmado entre as atrações do Rock In Rio 2013.

Outros veteranos

Contemporâneo de Springsteen, o virtuoso guitarrista Neil Young, de 67, defendeu um honroso 10º lugar com o seu "Psychedelic Pill", em parceria com a banda The Crazy Horse.

No caso do setentão Bob Dylan é aquela história: quem é rei nunca perde a majestade. A lenda-viva do folk, que desembarcou em turnê pelo Brasil em abril, provou porque continua sendo superior aos reles mortais da música. O cantor conquistou a quarta posição com mais um trabalho de inéditas substancial, "Tempest".

Artistas jovens

A medalha de prata ficou com o jovem rapper Frank Ocean, considerado uma das maiores revelações do ano e recentemente indicado ao Grammy 2013 na categoria de melhor disco por "Channel Orange".

Com "Blunderbuss", Jack White levou o bronze em lista

O multi instrumentista Jack White (ex-Whites Stripes/Racounters e Dead Weather) que fez a sua estreia solo com o elogiadíssimo "Blunderbuss" ficou em terceiro.

Assim como o seu antecessor e Springsteen (lá vem ele de novo!), foi nomeado também à premiação.

Já o novato Alabama Shakes, grupo da nova geração que vem roubado a cena com um som psicodélico e vocal rasgado a la Janis Joplin da vocalista Brittany Howard, foi reconhecido com a canção do ano por "Hold On".

Super badalado, o quarteto foi escalado entre as atrações do Lollapalooza Brasil 2013, que acontece em abril, em São Paulo.

Alabama Shakes ganhou o título de canção do ano por "Hold On"

 

 

 

"We are the world..."

Imagine um line up com ninguém menos que Paul McCartney, Bon Jovi, Dave Grohl (do Foo Fighters), Billy Joel (Green Day), Alicia Keys, Bruce Springsteen, Eddie Vedder (Pearl Jam), Roger Waters, The Who, Eric Clapton e até o deslocado Kanye West em um mesmo palco! Só em um "Live Aid" da vida, né? Pois é mais ou menos nesse espírito "We AreThe World" que acontece amanhã o "121212", grande espetáculo que acontecerá em Nova York e terá renda revertida para as vítimas do furacão Sandy. Para quem não pode estar lá para conferir alguns dos maiores astros da música, a MTV Brasil e o Multishow transmitem o show ao vivo, a partir das 21h30 (horário de Fortaleza). Não vai esquecer, viu?

Rock In Rio

Na última sexta, o Rock In Rio 2013 confirmou mais uma atração internacional.

O Avenged Sevenfold sobe ao palco principal no mesmo dia (23/09) em que o Iron Maiden é atração.

De acordo com o site do festival, a banda americana foi escolhida a pedidos dos fãs.

Stones e convidados

Está tudo quase pronto para o show dos Rolling Stones, que acontece no sábado (dia 15), às 23h (horário de Fortaleza), em Nova Jersey. Com transmissão ao vivo pelo Multishow, o espetáculo contará ainda com participação de Bruce Springsteen, Black Keys e Lady Gaga.

Show: pela primeira vez em Fortaleza

O cantor de surf music Donavon Frankenreiter se apresenta no dia 12 de janeiro, na Praia do Futuro

As férias de janeiro em Fortal City prometem! Além de grandes shows nacionais (a exemplo de Marisa Monte, Barão Vermelho, Caetano Veloso, entre outros), a temporada contará ainda com uma atração gringa, o americano Donavon Frankenreiter.

Apesar de não ter sido feito nenhum anúncio oficial por parte de produtora local, no site do cantor de surf music foi divulgada a lista completa das 12 datas confirmadas de sua nova passagem pelo Brasil, incluindo a capital cearense. A melhor notícia é que todas as apresentações são gratuitas!

O rolê do artista e surfista profissional, que se apresenta somente em cidades litorâneas, começa hoje, no Rio de Janeiro. Em Fortaleza, o novo quarentão, que trocou de idade ontem, está chegando no dia 12 de janeiro, na Praia do Futuro (o local exato ainda não foi revelado). Ele fecha a turnê no dia 26, em Caraguatatuba (São Paulo).

Amigo de longa data do badalado Jack Johnson, Frankenreiter também investe nessa linha suave e "cool" da surf music, gênero que retomou com fôlego com o sucesso comercial do parceiro (inclusive, este esteve no Ceará em maio de 2011 pela tour de "To the sea"). Apadrinhado por Johnson, que já foi seu produtor no primeiro disco solo e participou do EP ao vivo "Some Live Songs" (2006), o cantor ganhou visibilidade mundial com o hit "Free", faixa a qual consta também crédito do companheiro de ondas.

De volta ao Brasil após quase dois anos, o sujeito tranquilão, que curiosamente já fez parte de uma banda de rock nos anos 90 e tem ainda entre as influências um pouco de folk e blues, estreia show baseado no álbum "Start Livin" (2012).

No formato acústico, o músico deve tocar canções inéditas como a faixa-título, detentora de clipe em que casais de negros dançam descontraidamente em um programa de TV antigo - veja na versão on line da coluna (a Sound super indica!). Sucessos da carreira como "It Don´t Matter" (escreve-se assim mesmo), "Shadows", Don´t Think Twice, "It´s Alright", "Keeping Me Away From You By" e a própria "Free" também devem figurar no set list.