Matéria-1202965

Festival eletrônico

Fortaleza vai ferver na véspera de feriado. DJs internacionais comandam amanhã o FW Eletronic, no Mucuripe

Reunindo sempre os maiores astros da música eletrônica, a marca FW Eletronic, projeto lançado pelo Ceará Music, ganhou respaldo e um festival para chamar de seu com o sucesso de público das edições passadas. Inspirado no conceito "Impulsing Your Mind", que significa conectar as pessoas por meio da energia única desencadeada pelas batidas e vibração da música, o evento faz a sua estreia solo trazendo, literalmente, os maiores DJs da trance music.

Armin Van Buuren credita parte do seu sucesso ao seu xodó, o programa de rádio que apresenta "A State of Trance" Fotos: divulgação


Eleito o número 1 do mundo, segundo a DJ Magazine (publicação especializada no gênero), o holandês Armin van Buuren é o anfitrião da festa. Além do astro, o alemão Paul van Dyk, o britânico Chris Lake, o israelense Skazi, o duo brasileiro Felguk, o projeto ComplexMode (formado pelos DJs Carlos Francisco e Javier Andres Gonzalez) e Chris DB completam o line-up principal de atrações. De acordo com a organização, a expectativa da festa é de reunir, em média, 10 mil fãs de música eletrônica.

Com tantos nomes badalados na grade, a coluna Sound fez questão de trocar uma ideia com o melhor DJ do mundo, apontado pela revista americana DJ Magazine. Na entrevista, o DJ e produtor, de 35 anos, mostra não ter vaidade com títulos e prêmios do tipo, fala do carinho pelo público brasileiro, projetos e, claro, do xodó, o programa de rádio "A State Of Trance" que lhe deu envergadura para chegar ao topo.

Armin, você foi eleito o DJ numero 1 do mundo em trance music pela quinto ano consecutivo, segundo ranking da conceituada DJ Magazine. Qual é o segredo para estar no topo há tanto tempo? Acredita ter alguma qualidade especial ou vantagem que o diferencia dos outros DJs? Nessa área, a concorrência é muito grande?

Para mim, não se trata de competição, mas colaboração. Eu realmente não me sinto melhor ou maior que qualquer outro DJ, mas me sinto abençoado com um fã-clube tão leal que acompanha meu programa no rádio, "A State of trance" toda semana e que compra meus álbuns. É para eles que dedico o meu trabalho. Eu não acordo pensando: "oh, como posso vencer desse DJ ou outro". Eu acordo pensando: "Uau, eu quero fazer essa música, estou empolgado para fazer esse vídeo".

Você está de volta ao Brasil. Quais as suas expectativas? Você tem boas recordações das últimas apresentações? Tem uma ligação especial com o público brasileiro?

Eu AMO o Brasil! Já toquei aí muitas vezes. O carnaval em Salvador foi a minha apresentação favorita junto com o Skol Beats. Quando tem festa no Brasil, TODO MUNDO dança, TODO MUNDO vai para a pista! Não é como algumas plateias. Tem pessoas que dançam e outras que só conversam e bebem. A primeira vez que estive no País eu cometi o erro de pensar que os brasileiros só gostavam de samba. Claro que gostam, mas eles querem ouvir trance! O país é lindo. Maresias (praia de São Paulo) é uma das minhas locações preferidas. E eu AMOOO picanha! Para café-da-manhã, almoço e jantar (risos)...

Confira mais conteúdo exclusivo



Muitos DJs trabalham em parcerias com ídolos do pop. Você tem interesse em produzir esses artistas ou aposta mais em um trabalho autoral?

Para mim, o principal foco é o trance. Eu só consigo fazer a música que amo. É difícil seguir qualquer outra direção que não seja próxima do meu coração. Tendo dito isso, eu tenho sempre uma mente aberta para novas colaborações. Uma boa música é uma boa música e eu amo boa música. Então, ... nunca diga nunca!

Você tem uma agenda muito requisitada com shows da atual turnê. Mesmo assim, você continua comandando o programa de rádio bastante popular na Inglaterra, o "A State of Trance". Qual a importância que esse projeto tem na sua carreira? Como o define: é hobby ou trabalho?

O "A State of Trance" (http://www.astateoftrance.com/) tem sido um dos mais importantes fatores na minha carreira. É muito próximo do meu coração para eu somente chamá-lo de "trabalho". Mas é também o eu o faço na vida e eu ganho dinheiro com ele. Então, acho que é um pouco trabalho, mas um trabalho que eu amo demais (risos). O programa de rádio, em muitas maneiras, é o centro de tudo que eu faço. Eu toco as faixas de minha autoria, apresento novos nomes, falo da minha vida, compartilho tudo de música que eu consigo e toco os meus live sets.

2012 está quase acabando. Além da turnê, quais os projetos futuros? Já tem algo confirmado para 2013 que você já pode adiantar pra gente?

A edição de número 600 do "A State of Trance" será celebrada na cidade maravilhosa de São Paulo, em 1º de março. Eu transmitirei tudo ao vivo e de graça para todo o mundo ouvir. Também estou com 80% do meu novo álbum pronto, uma nova compilação está saindo e muitas novas canções.

Outro nome badalado do trance music, o alemão Paul van Dyk é também destaque do festival

Mais informações

FW Eletronic

O festival acontece amanhã, a partir das 22h, no Mucuripe Club (Travessa Maranguape, 108 - Centro). (85) 3254.3020

Kiss no Brasil!

Genne Simmons e Paul Stanley voltam em sua melhor forma

Após extasiar os chilenos no último sábado, o Kiss desembarca no Brasil amanhã para apresentar "Monster Tour 2012". Genne Simmons, Paul Stantley Tommy Thayer e Eric Singer começam a quebradeira em Porto Alegre (dia 14) e depois seguem, no sábado (17), para São Paulo. No domingo (18), os roqueiros encerram a turnê no Rio de Janeiro, onde a coluna Sound fará cobertura. Além dos sucessos dos 40 anos de carreira, os roqueiros tocam inéditas do recém-lançado "Monster". Famoso por apostar em uma superprodução no palco, o quarteto promete um espetáculo visual grandioso, com direito a pirotecnias e o melhor do rock n´ roll! Na próxima terça, a gente conta tudo !

Na terrinha

Fernando Catatau e Céu apresentam amanhã, 21h, "Uma Noite em 68". O frontman do Cidadão Instigado e a cantora fazem releituras de clássicos de protesto da música brasileira, no Anfiteatro do Dragão do Mar. Soledad Brandão, Paula Tesser e Vitoriano também participam da festa. Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$5 (meia). (85) 3488 8600

Cena do Blues

Nome conhecido na cena do blues local, Felipe Cazaux participa de batalha musical amanhã, 21h, no Kebab House. Acompanhado de Hamilton de Castro, o músico duela contra a Blues Label Duo, de Roberto Lessa e Leonardo Vasconcelos. Essa briga vai dar em boa música.