Brasil poderá receber Adele e Lady Gaga

Adele e...
Adele e...

As duas cantoras, que brilharam em 2011, devem fazer shows na América do Sul ainda no primeiro semestre. Nos dez primeiros dias de 2012, 116 nomes do pop e rock estrangeiros já tinham shows marcados em palcos brasileiros

Depois de 2011 fechar como ano recorde de shows internacionais no país, com 262 artistas vindo do exterior, a coisa não vai parar por aí. Nos dez primeiros dias de 2012, 116 nomes do pop e rock estrangeiros já têm apresentações marcadas em palcos brasileiros na temporada.

Mesmo com o "desfalque" do Rock in Rio, realizado no ano passado, mas que só retorna ao calendário em 2013, a cota de festivais é forte. O Lollapalooza, que acontece em abril trazendo nomes como Foo Fighters e Arctic Monkeys, se junta aos eventos já consolidados do final do ano, Planeta Terra e SWU.

Para esses, especulações apontam o Vaccines (grupo inglês que cancelou participação no Planeta Terra em 2011) e o veterano americano Bruce Springsteen (que se lança em turnê mundial). Entre os shows individuais, as promessas de Lady Gaga e Adele são sonhos palpáveis. A primeira foi "o" nome de 2010, enquanto 2011 se transformou no "ano oficial da Adele". Embora não confirmados, os dois shows estão em negociação adiantada - Lady Gaga jura nas redes sociais que fará turnê sul-americana - e as artistas seguem a tendência de buscar mercado fora do eixo EUA-Europa, fugindo da crise financeira.

Certeza mesmo, já com ingressos acabando, é Roger Waters trazendo o apoteótico show "The Wall" para quatro apresentações em estádios, entre março e abril. Baseado na ópera-rock do Pink Floyd (ex-banda de Waters), o concerto tem aviões sobrevoando o público, um muro gigantesco sendo construído e depois destruído em cada show e mais surpresas. Será, para 2012, o que o U2 no Morumbi foi para 2011.

Rumor

Outro rumor seria a vinda da cantora Madonna, com a turnê de seu próximo disco, "MDNA", cujo lançamento deve acontecer em março. Como o Maracanã está em reforma, especula-se que, caso aporte por aqui, a popstar se apresente no mesmo local que recebeu o Rock in Rio, no ano passado. Duras datas teriam sido já reservadas para dezembro na Cidade do Rock.

Apesar de ainda não confirmada oficialmente, a turnê da cantora é certa para iniciar este ano, com possibilidade de estender-se até meados de 2013. Até bailarinos já foram escolhidos. A série de shows, além de coincidir com o lançamento do 12º disco de estúdio da loura, marcaria seus 30 anos de carreira. É torcer e ir preparando as economias.

FIQUE POR DENTRO

Lollapalooza chega ao País

Criado em 1991 pelo cantor do Jane´s Addiction, Perry Farrell, o festival deveria ser apenas uma turnê de despedida da banda, mas acabou virando uma lucrativa fonte de renda para seus integrantes. Pelo Lolla, como é conhecido, já passaram nomes consagrados, como Metallica, Red Hot Chili peppers, The Cure, Rage Against the Machine, Nine Inch Nails, Soundgarden, Siouxsie and the Banshees, The Smashing Pumpkins e Alice in Chains. Mas o festival também ajudou a revelar nomes até então quase desconhecidos, incluindo a própria Lady Gaga, 30 Seconds to Mars, The Strokes e Arctic Monkeys. Ao longo dos anos, novas bandas foram sendo incorporadas ao line-up e, em 2010, o evento começou a viajar para fora dos Estados Unidos. Naquele ano, aconteceu em Santiago, no Chile, que recebe o festival, novamente, em 2012. No Brasil, vai acontecer em São Paulo, nos dias 7 e 8 de abril. Os ingressos já estão esgotados.