No Ceará, Rod Bala encabeça selo musical para lançar novos cantores e compositores do Nordeste

Maranhense radicado no Ceará impulsiona a carreira de novos artistas no forró

Rod Bala trabalha há 11 anos como produtor musical e baterista de Wesley Safadão
Legenda: Rod Bala trabalha há 11 anos como produtor musical e baterista de Wesley Safadão
Foto: Arquivo Pessoal

O produtor musical Rod Bala está para o forró assim como Kondzilla está para o funk. Em 2020, o forrozeiro, responsável por assinar produções de nomes como Raí Saia Rodada, Márcia Fellipe e Wesley Safadão, avança no mercado descobrindo novos talentos. Ao mesmo tempo, ele também recicla artistas com carreiras adormecidas.

Para revelar novas bandas, duplas, cantores solistas e compositores do Nordeste, Rod Bala e um grupo de empresários da música criaram o selo Potência Music. Rod Bala é natural de Pedreiras (MA). Até a adolescência viveu em Igarapé Grande (MA). A relação com o Ceará se deu por passeios de férias para casa dos familiares do pai, Chico Viola.

Rod Bala assina produções de Raí Saia Rodada e Bonde do Brasil
Legenda: Rod Bala assina produções de Raí Saia Rodada e Bonde do Brasil
Foto: Arquivo Pessoal

Há 17 anos, a música trouxe permanentemente Rod Bala para Fortaleza. O pontapé no forró aconteceu por meio de um concurso musical realizado pela TV Diário. No programa "Sabadaço", ele disputou, como compositor, a gravação de uma música pela banda de forró Mastruz com Leite. Com "Não Vai Embora", aos 18 anos, ele ganhou R$ 5 mil.

Em 2004, como baterista, trabalhou no grupo Balas do Forró - a passagem rendeu a ele o nome artístico. Em seguida, passou pela Banda Veneno. Depois, tocou com o pai em casas noturnas. O bom trabalho atraiu o olhar do cantor Felipão, depois de Márcia Fellipe, seguido de Wesley Safadão com quem trabalha há 11 anos.


Talentos

Com uma trajetória de conquistas no forró, Rod Bala tenta facilitar a vida de novos artistas da música. Antenado em redes sociais, ele trabalha nomes que devem ser lançados nos próximos meses. De Porteiras, na região do Cariri, o produtor musical encontrou Pedrinho Pisadinha. Com o sucesso "Sextou", o garoto de 13 anos já é um dos músicos empresariados pelo produtor. Quem também atraiu a atenção de Rod Bala foi Gleydson Gavião.

Mesmo com lançamentos nos últimos anos, o cantor de forró não avançou na música. Durante a pandemia do coronavírus, o forrozeiro passou por uma grande reformulação na mão de Rod Bala. "Ele fez aula de dança, mentoria, acompanhamento de personal stylist e demos um novo repertório. O resultado é visto no YouTube e Spotify, números altos", detalha o produtor.

Rod Bala, com apoio de empresários da produtora Camarote, criou o projeto "Casa do Compositor". A primeira fase de audições rendeu a gravação de letras inéditas nos DVDs "WS Amplificado" e "Márcia Fellipe Fenomenal".

Produtor musical é casado com Márcia Fellipe
Legenda: Produtor musical é casado com Márcia Fellipe
Foto: Arquivo Pessoal

“Que não teve a oportunidade de apresentar suas músicas para grandes artistas agora vai ter. Nesse começo, ouvimos cerca de 200 músicas para o novo produto do Wesley. Desse total, gravamos oito. Para a Márcia, escutamos quase 300 canções e escolhemos seis”, destaca Rod Bala.

Apesar dos impactos causados no setor de eventos do Brasil, Rod Bala avalia que a pandemia acelerou o processo de digitalização do forró. “Trabalhei três vezes mais na pandemia. Acredito que nós vamos entrar 2021 dominando o mercado. O forró, a pisadinha e o piseiro estão dominando. Antigamente não se via artista de forró em aplicativos de música. Hoje, o Nordeste está consumindo muito. Todo mundo precisa mudar e se reinventar”. 

Ouça o podcast 'É Hit', com João Lima Neto: 

Powered by RedCircle

Quero receber conteúdos exclusivos do É Hit

Assuntos Relacionados