Terapeutas Integrativos iniciam projeto de formação de Reiki em comunidades vulneráveis de Fortaleza

A próxima ação acontecerá junto ao projeto social Pensando Bem, na Associação de Moradores do bairro Vila União.

Escrito por Redação ,
Legenda: A técnica de reiki é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e inserida no Sistema Único de Saúde (SUS), como uma terapia integrativa de complementação no tratamento de várias doenças.
Foto: Divulgação/ Clínica Mundo Akar

Com o intuito de apresentar uma técnica de medicina oriental, que tem como base a manutenção do equilíbrio energético, para aqueles que muitas vezes não teriam a oportunidade dessa experiência, a Clínica Mundo Akar começou, nesta sexta-feira (2), o projeto de formação na técnica de Reiki em comunidades vulneráveis de Fortaleza. O primeiro momento de apresentação da técnica aconteceu na sede do Instituto Povo do Mar (IPOM). 

A ação que apresentou o Reiki para 30 educadores do IPOM, tem o objetivo de formar uma turma de 15 educadores que passarão por capacitação na técnica e poderão replicar nas comunidades nas quais o Instituto assiste, como as dispostas nos bairros Serviluz e Praia do Futuro. 

A técnica, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e inserida no Sistema Único de Saúde (SUS), consiste na transmissão da energia vital, através do toque e imposição das mãos de um terapeuta reikiano, enquanto o próprio fluxo energético atua no alívio dos desequilíbrios, proporcionando uma “sintonização” para o indivíduo. Mesmo parecendo algo complexo, Rossana Schiarantolla, terapeuta reikiana da clínica, explica que qualquer pessoa pode ser terapeuta. 

“O reikiano pode ser qualquer pessoa. A técnica é muito apropriada para ajudar a quem se inicia, pois a base é auxiliar a si mesmo. É uma energia tão inteligente que não usa a disposição do terapeuta. Você pode estar doente e, mesmo assim, aplicar em outra pessoa”, explica. 

A diretora do Instituto Povo do Mar, Fabrini Andrade, aponta a importância que têm essas ações junto ao IPOM e as comunidades atendidas. “Poder receber a Terapia Integrativa do Reiki é fortalecer e trazer ferramentas para que a nossa equipe de educadores possa atuar de uma maneira mais ampla e de forma integrativa no movimento de assistência comunitária. Então é com muita alegria que a gente vai poder estender esse aprendizado e levar às comunidades um pouco mais de atenção psicossocial, que é o movimento que o IPOM vem fazendo nos últimos dez anos”, salienta.

A atividade desta sexta-feira foi apenas a primeira voltada para o público carente. A Clínica Mundo Akar visitará também o projeto social Pensando Bem, no Quintino Cunha. Os educadores do Pensando Bem irão poder repassar os ensinamentos da terapia integrativa do Reiki para as três comunidades que atendem: Inferninho, Ilha Dourada e Padre Andrade. A clínica também já realizou esse tipo de ação para pacientes e corpo clínico do Hospital de Maracanaú e da Associação Peter Pan. 

Para a diretora da Clínica Mundo Akar, Emanuela Ferreira Gomes, a ação vem com o objetivo de atender uma demanda indispensável e necessária para pessoas que vivem um cenário de violência e exclusão social, como é o caso de tantas comunidades na Capital. “Essa união entre o Mundo Akar e as instituições de grande respaldo mostra que as práticas integrativas estão sendo, cada vez mais, reconhecidas dentro do conceito do que é saúde e é fundamental levar isso para a população vulnerável, já carente de tantos direitos”, ressalta.  

Terapia de equilíbrio

A voluntária do IPOM, Erika Mayra Costa,18, participou da experiência com a terapia integrativa nesta sexta-feira (2), e teve seu primeiro contato com a técnica de Reiki. Ela destaca as diferentes sensações que sentiu durante o exercício. “Foi uma experiência de muito agrado. Eu senti energias negativas saindo de mim e sinto que agora eu estou mais leve. [Durante a terapia] eu senti muitas energias, eu senti o frio, calor, positividade e [para mim] a palavra é gratidão”, enfatiza. “Por mim eu ficaria umas cinco horas fazendo esses exercícios”, brinca.   

Quem também sentiu-se leve com a terapia foi Marcia Virginia, coordenadora de Recursos Humanos do IPOM, e ressalta a importância da terapia na vida, também, dos profissionais. “Esse momento é fundamental tanto pro nosso [lado] pessoal quanto para o profissional e espiritual. Eu sou uma pessoa que tenho ansiedades, sou meio inquieta, e o Reiki vai vir para acalmar o coração, a mente e é fundamental para nós, profissionais, termos esse momento”, conclui.