São João Dendi Casa encerra edição com doação de R$ 50 mil em rações para 13 ONGs de proteção animal

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações solidárias estimuladas para reduzir os impactos causados pela pandemia da Covid-19 no Ceará

Escrito por Redação ,
Legenda: Para a administradora do Lar Tintin, Viviane Lima, a ação foi importante para seguir com o funcionamento do abrigo de animais
Foto: Natinho Rodrigues

Como forma de contribuir com entidades durante a pandemia, o São João do Ceará Solidário Dendi Casa, promovido pelo Sistema Verdes Mares (SVM), realizou uma série de ações beneficentes para reduzir os impactos causados no cenário econômico e social pela Covid-19. Nesta quinta-feira (8), parte da doação de rações foi distribuída para entidades como Lar Tintin e Abrigo São Lázaro. Ao todo, R$ 50 mil foram convertidos em 9 toneladas de rações da Tratto para 13 Organizações Não Governamentais (ONGs) de animais. 

Dentre as ONGs contempladas estão a UPAC, GPA, APATA, ABRACE, Projeto Bicho de Rua, Patas Juntas, ONG Deixa Viver, Abrigo da Estela, Beaguaras, Instituto André Araújo e Adote um Amor. 
 
Conforme a gerente de Clientes em Expansão do SVM, Lívia Medeiros, a ação contribui para que instituições de cuidado dos animais continuem abertas, trabalhando no acolhimento de cães e gatos doentes e abandonados. “A gente percebeu que existe uma grande quantidade de instituições que estavam passando por dificuldade e conseguimos unir força com um dos patrocinadores, a Tratto Rações", explica.

Impacto

A administradora do Lar Tintin, Viviane Lima, 51 anos, trabalha no cuidado aos bichinhos há mais de 30 anos. No abrigo, ela cuida de 350 cães, 3 ovelhas e, fora do espaço, atende a mais 20 gatos. O Lar tem uma equipe de poucas pessoas que se dividem para realizar atividades diversas. “Se cada um ajudasse com um pouquinho só, as dificuldades seriam bem menores”, declara sobre as doações que recebe. Com a pandemia, a dificuldade de manter o abrigo aumentou.

“No momento a maior dificuldade é manter uma despesa mensal de 30 mil reais, porque as doações caíram 80% durante a pandemia”, explica a cuidadora. 

Neste cenário, a ação do São João Solidário do Ceará Dendi Casa foi "essencial" para manter o funcionamento. “Diminuiremos o gasto financeiro com a quantidade doada”, declara Viviane. 

Legenda: O Lar Tintin recebeu 27 sacos com 20 Kg de ração para cachorros e 12 sacos de 10 kg de ração para gatos adultos
Foto: Natinho Rodrigues

Iniciativa

O São João do Ceará Solidário Dendi Casa foi elaborado para contribuir com os grupos mais necessitados em meio à pandemia da Covid-19. Além disso, busca manter vivas as tradições culturais, com a celebração de uma época do ano bastante marcada no Estado.

O evento foi promovido pelo Sistema Verdes Mares no mês de junho e contou com parceria da sociedade civil. A ação se propôs também a reunir 300 mil apoiadores para auxiliar a reforma da Santa Casa. Mesmo após o fim do festival, as doações continuaram ocorrendo.