Professora cria canal de vídeos para que pais aprendam a estimular crianças durante a pandemia

A professora da primeira infância começou a compartilhar os videos entre pais de alunos e decidiu fazer um canal em rede social para quem precisar estimular crianças durante isolamento

Escrito por Redação ,
Legenda: Professora a mais de 20 anos, Vilacy de Assis já passou por cidades como Caucaia, Maranguape, Pacatuba e Maracanaú
Foto: Arquivo Pessoal

O pensamento de ajudar os pais a lidarem com as crianças em casa, durante esse período de isolamento social, junto aos incentivos de familiares e amigos, fizeram a pedagoga e professora da educação infantil, Vilacy de Assis, criar um canal na rede social instagram, com o intuito de ajudar os pais a estimularem seus filhos, durante esse período tão difícil, que é a pandemia. 

A pedagoga, com pós-graduação em Educação Infantil, é professora no município de Maranguape, e começou sua experiência com vídeos online este ano, fazendo os seus vídeos de aulas remotas, para esse período de pandemia, os quais eram compartilhados apenas entre os pais de seus pequenos alunos.

“Um dia uma sobrinha me aconselhou a compartilhar com mais pessoas. E eu já tava compartilhando até com pais de ex-alunos meus, e sempre que assistiam me davam a dica de compartilhar minhas ideias”, contou. 

Em seus vídeos, a professora tenta usar as metodologias mais simples, para assim repassar aos pais a mensagem de que para entreter seus pequenos, durante a quarentena, não precisa de muito.

“Eu tento repassar para os pais que são recursos simples, que eles têm em casa. Nesse período de pandemia, quantas crianças não estão em casa ociosas? E os pais muitas vezes não têm ideia do que fazer”, explica suas motivações.         

“Nem todas as famílias têm espaço o suficiente para essas crianças brincarem, então eu achei que seria uma boa ideia, nesse momento de pandemia. Através dessas aulas, que é um brincar lúdico, as crianças vão ter interação com os pais e aproveitando o que tem em casa”, destaca a professora Vilacy. 

Para ela, o retorno está sendo gratificante, muito mais do que esperava. “São coisas que você fica assim encantada. Os pais, por exemplo, me retornam com vídeos ou fotos da atividades que indiquei naquele dia”, conta animada. 

Sentimento de professora

Hoje, com 41 anos, Vilacy é professora desde os 17 anos e já tem o histórico da profissão em casa, onde, dos seus 13 irmãos, metade segue o legado da educação. O contato dela com a arte de ensinar veio de sua irmã, Verônica, que dava reforço em casa, para as crianças carentes da comunidade onde morava, desde muito nova. 

“Ela dava esse reforço na garagem de casa, e eu ficava assistindo da janela da sala. Eu lembro que achava muito bonito o jeito que ela alfabetizava. Além de ensinar, ela cuidava [das crianças] e isso foi despertando, não só em mim, mas em outros irmãos. Somos uma família que tem muitos professores”, relembra. 

A professora que já passou por municípios como Caucaia, Maranguape, Pacatuba, Maracanaú, e em todos eles deixou alunos gratos e admiradores pela sua dedicação à profissão. “Eu acho uma profissão muito bonita, o que seria das outras profissões sem os professores? Não existiriam outras profissões se não fossem os professores. E eu gosto do que eu faço, eu sou apaixonada pela educação infantil”, conclui.