OMS aponta medicamento com resultado eficaz no combate ao coronavírus como avanço científico

A droga reduziu em até um terço a mortalidade dos pacientes nos respiradores

Escrito por Redação ,

Legenda: Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus
Foto: AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta terça-feira (16) que o uso do esteroide dexametasona, que apresentou resultados significativos em relação a mortalidade dos pacientes com coronaavírus, é um avanço científico significativo. 

O anúncio da efetividade do medicamento foi realizado por cientistas britânicos nesta terça (16). A droga reduziu em até um terço a mortalidade dos pacientes nos respiradores.

A dexametasona tem sido usada desde os anos 1960 para amenizar a inflamação em várias doenças. O medicamanto já é administrado para pacientes com Covid-19 em Fortaleza.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, disse que este se trata do primeiro tratamento com eficiência comprovada na redução da mortalidade em pacientes que conseguem respirar apenas com uso de máquinas. 

"São boas notícias e congratulo o governo britânico, a Universidade de Oxford e os muitos hospitais e pacientes no Reino Unido que contribuíram para esse avanço científico capaz de salvar vidas", afirmou. 

O medicamento será usado como padrão no Reino Unido para combater a doença, segundo o secretário do Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês), Matt Hancock.

Assuntos Relacionados