Grupo doa 1.200 litros de sopa por mês para famílias carentes do bairro Vicente Pinzón

Alimento é oferecido a 150 famílias da comunidade sempre às terças e quintas-feiras

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
doação de sopa
Legenda: Cada família recebe um litro de sopa duas vezes por semana

Da União de Jovens do Vicente Pinzón, Organização da Sociedade Civil (OSC) com mais de 10 anos de atuação solidária na área do Grande Mucuripe, em Fortaleza, surgiu o recente projeto "Sopão em Ação", que oferta à comunidade carente 1.200 litros de sopa por mês.

A refeição consegue atender 150 famílias com crianças na faixa etária de 4 a 12 anos. A entrega é feita semanalmente às terças e quintas-feiras, sendo distribuído em cada dia um litro de sopa por família cadastrada na entidade.

O vice-diretor da OSC, Márcio Luz, destaca que as voluntárias do projeto foram capacitadas pela Escola de Gatronomia Ivens Dias Branco. Lá, elas aprenderam o manejo correto dos alimentos e as boas práticas culinárias. O resultado, ele diz, é imediatamente percebido no olhar das famílias.

"Eles ficam tão felizes, porque são pessoas que não têm muito o que comer em casa e a gente, por outro lado, também fica contente de poder ajudar", pondera. 

Para um futuro breve, Márcio deseja que o projeto consiga alcançar mais famílias. "Nossa ideia era servir o dobro de sopa (2.400 litros), mas a gente depende de ajuda. Existe uma demanda que a gente não conseguiu atender ainda".

Preparo

Além do apoio da iniciativa privada e do Sindicato dos Petroleiros, o preparo da sopa é feito feito com legumes e verduras doados pelo Programa Mais Nutrição que atende 90 instituições de assistência social em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana. 

A iniciativa também integra o Mais Infância Ceará, cujo programa beneficiou 26.784 pessoas de 31 de municípios com 470 toneladas de alimentos "in natura", polpas e outros preparos de alimentos. 

Segundo o governo do estado, a ideia é combater o desperdício de alimentos ao mesmo tempo que promove a segurança alimentar e nutricional das famílias.