Florianópolis completa um mês sem mortes pela Covid-19

Testagem em massa e serviços de telemedicina foram algumas das medidas adotadas na cidade para conter o avanço da doença

Escrito por Redação ,
Captura de tela de rua em Florianópolis
Legenda: Florianópolis foi a última cidade catarinense a autorizar a volta do comércio de rua
Foto: Reprodução/TV Globo

Enquanto os casos se multiplicam Brasil afora, a cidade de Florianópolis comemora um mês sem óbitos pelo novo coronavírus. Com 872 casos acumulados até esta quinta-feira (04), a capital de Santa Catarina contabilizou sete óbitos, o último foi registrado no dia 4 de maio.

Quase três meses atrás, em 17 de março, todo o comércio não essencial do estado de Santa Catarina foi fechado, transporte público interrompido e aulas presenciais suspensas. A capital lançou um serviço de consulta virtual para atender pacientes com sintomas e evitar a aglomeração nos hospitais, além de investir na testagem de todos os casos, seguindo as regras adotadas em países que conseguiram resultados positivos no enfrentamento. 

Carlos Justus, secretário municipal de Saúde de Florianópolis, explicou, em entrevista ao Jornal Nacional, que "enquanto todo mundo dizia que era para testar somente os casos graves, nós testávamos todos os casos que eram suspeitos".

A adoção de multas para quem infrigisse o isolamento, monitoria do deslocamento de pessoas para medição do nível de isolamento social e identificação das redes de contato dos pacientes testados positivamente também foram medidas tomadas pela prefeitura, que atendeu cerca de 60 mil pessoas com o serviço de telemedicina. 

Florianópolis foi a última cidade catarinense a autorizar a volta do comércio de rua, mesmo com uma série de restrições. O uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e distanciamento social parecem ter sido compreendido pela população.

"Identificar, isolar e cuidar são as frases que nós usamos em Florianópolis", afirmou o secretário municipal de saúde. "Muito se fala de respiradores, no nosso entendimento em Florianópolis era fazer tudo que fosse necessário para não chegarmos nos respiradores. Porque, quando chega nos respiradores, o risco de morte é muito grande", completou.  

O estado de Santa Catarina anunciou a volta do transporte público para a próxima segunda-feira (08), no entanto, o governo municipal da capital determinou que os ônibus só voltam a circular no dia 17 de junho, com ocupação máxima de 40%. 

Assuntos Relacionados