Entidade ajudará 9 municípios cearenses com 56 toneladas em alimentos e produtos de higiene

A ação faz parte da campanha "Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia"

Legenda: Em 2019, a ação natalina, doou 30 toneladas de alimentos a pessoas em vulnerabilidade social. Este ano, a meta é 40 toneladas em alimentos e 16 em materiais de higiene.
Foto: Arquivo Pessoal/ LBV

Este ano, em que o Ceará foi fortemente atingido pela pandemia do novo coronavírus, a necessidade de ajudar o próximo também cresceu em meio a população cearense. Pensando nesse cenário causado pela pandemia, a instituição Legião da Boa Vontade (LBV), aqui no Estado, lança a campanha para arrecadar 56 toneladas entre alimentos e materiais de higiene, que serão doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social em nove municípios cearenses. 

A ação "Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia", que este ano tem foco em ajudar aquelas pessoas que classificam-se na categoria de "insegurança alimentar", de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: Análise da Segurança Alimentar no Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem o objetivo de amenizar a fome que faz parte da realidade de tantas famílias. "Nós pensamos nesse momento em que estamos vivendo, nesse período de pandemia, em que as famílias saíram de suas rotinas, perderam suas rendas e que estão totalmente dependendo de ajuda e benefícios. A questão da vulnerabilidade social aumentou muito", conta Dora Lavareda, gestora social da instituição no Ceará.

"Nesse período agora, a gente amplia esse olhar em relação às necessidades que essas famílias estão passando, em relação a ajudar elas e ajudar essas crianças [que já tem vivência na instituição e teve que ser pausada pela pandemia], de garantir alimentação para nossas essas crianças e adolescentes, e para os nossos idosos também", destaca a gestora social. 

A ação natalina já ocorre há alguns anos e em 2019 doou 30 toneladas de alimentos para famílias cearenses, tem a meta de arrecadar e entregar 40 toneladas de alimentos e 16 toneladas de produtos de limpeza, alcançando 2 mil famílias distribuídas em nove municípios do Estado, que são: Canindé, Caucaia, Caridade, Fortaleza, Irauçuba, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante, Quixadá e Pacatuba. "Nós atuamos nesses municípios por meio de instituições parceiras, que a Legião da Boa Vontade atende, que são pequenas e que não tem tanto recurso, ou tanto apoio, mas que as pessoas precisam igualmente de ajuda", explica Dora.

"Em Fortaleza, nós vamos atuar em vários bairros, várias localidades, principalmente os mais distantes e periféricos, que sofrem com essa carência e com essa questão da fome, que é uma realidade também da nossa cidade", pontua Lavareda.  

Doações

Para que seja possível alcançar a meta de ajudar as 2 mil famílias, mapeadas pela entidade, a LBV esta recebendo doações tanto de alimentos, como arroz, feijão, óleo, açúcar, café, leite em pó, macarrão, farinha de mandioca, canjiquinha, fubá, farinha de trigo, farinha de milho, extrato de tomate, sal; quanto de materiais de higiene, como água sanitária, sabão em barra e detergente, itens que se tornaram indispensáveis durante a pandemia.  

"Pensando em toda a dificuldade que as famílias vem enfrentando para conseguir o mínimo, o básico, e em todos os pedidos que viemos recebendo [durante toda a pandemia] de produtos de limpeza, de kits de higiene pessoal, então nós ampliamos a campanha para trabalhar em cima da necessidade das pessoas. Nós vimos a importância desses kits de limpeza, além da alimentação, para essas famílias", explica Dora, sobre a adesão a doar materiais de higiene, que anteriormente não fazia parte das campanhas da LBV.

De acordo com a gestora, a entrega das cestas básicas e kits de higiene, serão feitos a partir do dia 20 de novembro e terá fim em 18 de dezembro. O longo período de entrega é para serem seguidos todos os protocolos de higiene sanitária, e para o agendamento das entregas, evitando assim aglomerações. 

"Sem a colaboração e sensibilização do próximo, sem o entendimento da necessidade de ajudar, nós não conseguiremos bater a nossa meta. Então, é muito importante essa ajuda, porque existem muitas famílias que estão sofrendo com a fome e muito perto da gente", conclui a gestora.  

Serviço

Doações de qualquer valor podem ser feitas pelo site. Já as doações em alimentos e produtos de limpeza podem ser entregues na Unidade de atendimento da LBV, localizada na Rua Alziro Zarur, 275, Vila Manoel Sátiro. Informações pelo telefone (85) 3484-3533.

Quero receber conteúdos exclusivos do Dias Melhores

Assuntos Relacionados