“Consegui vencer a doença", diz um dos pacientes que recebeu alta médica em Sobral

No início desta semana, quatro pacientes receberam na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Com isso, a taxa de ocupação da UTI Covid caiu para 80% e da Unidade de Internação para 70%

Escrito por Redação , regiao@svm.com.br
Cura Covid na Santa Casa
Legenda: “Consegui vencer a doença, graças a Deus. Desejo que ninguém queira passar por isso", contou Francisco Ataliba, 53, de Forquilha, ao receber alta médica da Unidade de Internação.
Foto: Foto: Divulgação/SCMS

Quatro pacientes recuperados da Covid-19 receberam alta médica na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, na Região Norte do Estado. O Hospital, que tem 10 leitos de UTI e 14 clínicos, tinha até às 18 horas de ontem (3), taxa de ocupação de UTI em 80% e da Unidade de Internação para casos suspeitos ou confirmados da doença em 70%.

Um desses leitos de UTI era ocupado por José Alverne Nepomuceno, de 55 anos, natural de Forquilha. No início desta semana ele se despediu, sob aplausos, da equipe médica. Outro a se recuperar foi Francisco Ataliba, 53, também morador de Forquila  

“Consegui vencer a doença, graças a Deus. Desejo que ninguém queira passar por isso. É muito ruim passar por essa situação e ficar distante de quem amamos. Torço para que todos fiquem recuperados assim como eu”.

Ana Michaele Pereira, de 15 anos, que reside em Santana do Acaraú, e Antônia Alves de Sousa, 69. residente em São Benedito, na Ibiapaba, também foram curadas da doença. Antônia havia dado entrada na UTI Covid em 24 de maio e chegou a ficar mais de uma semana intubada, respirando com a ajuda de aparelhos. 

Cobertura

A Santa Casa presta assistência à população de 55 municípios da Região Norte, que tem cinco cidades (Sobral, Itapipoca, Camocim, Itarema e Acaraú) que começaram a adotar medidas mais rígidas de distanciamento social na última segunda-feira (1º). Segundo a Plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, atualizada às 14h49 desta quarta-feira (3), Sobral, maior Município da Região, já soma 2.503 casos confirmados da doença e 94 óbitos.

A outra alta hospitalar da unidade foi de Ana Michaele Pereira, de 15 anos, que reside em Santana do Acaraú.
Legenda: Ana Michaele Pereira, de 15 anos, de Santana do Acaraú, também pôde deixar o Hospital após ficar internada com Covid-19.
Foto: Foto: Divulgação/SCMS

 
Exames

Diante do número reduzido de testes para Covid-19 no interior do Estado, a Santa Casa conta com o reforço de dois aparelhos de Tomografia Computadorizada para realizar radiografia de tórax e tomografia computadorizada. Os exames são capazes de diagnosticar casos suspeitos da doença. O procedimento é realizado no Centro de Imagem, que funciona durante 24 horas. 
 
O médico radiologista Kenard Brito, que compõe a equipe da Chromos Imagem, que coordena as ações do setor em parceria com Santa Casa, explica que os exames são indicados para casos de piora clínica, que geralmente acontece após 5 a até 7 dias após o início da doença. São atendidos casos particulares, convênios ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Também pode ser utilizada como exame de triagem pela equipe médica para casos de estado clínico moderado ou grave em que não se dispõe dos outros testes”, ressalta.

O procedimento também pode ser feito em casos suspeitos com quadro leve, mas com risco de progressão (idosos ou pacientes com comorbidades), além de pacientes com "alta probabilidade de doença no pré-teste”.  

Ao todo, são dois tomógrafos de 16 canais ou detectores, equipamentos que permitem boa qualidade de imagem. Normalmente, os laudos saem de 20 a 30 minutos após o exame e o paciente pode solicitar o resultado por aplicativo de mensagem ou via site da Santa Casa. 

Exame de imagem na Santa Casa
Legenda: São dois tomógrafos de 16 canais ou detectores, equipamentos que permitem boa qualidade de imagem. Normalmente, os laudos saem de 20 a 30 minutos após o exame.
Foto: Foto: Divulgação/SCMS

Assuntos Relacionados