Como escolher 15 boas notícias de 2020, ano em que a pandemia do coronavírus afetou, só no Ceará, quase 10 mil famílias com a perda de seus entes queridos? Com respeito ao luto de toda a população cearense e pelo mundo, mostramos como a vida pôde seguir, apesar do enorme desafio que foi e ainda tem sido lidar com um período de tantas restrições sociais. Confira:
29 de fevereiro: Em 48 horas, brasileiros sequenciam genoma do coronavírus; equipe tem cearense
Um dos achados mais importantes diante da incidência de uma nova doença é o sequenciamento do genoma do vírus: em relação ao Sars-Cov-2, causador da Covid-19, o Brasil foi um dos países onde mais rapidamente se obteve essas informações. A média mundial em processos assim é de 15 dias, os brasileiros o fizeram em 48 horas. A equipe contou, inclusive, com um cearense de Quixeramobim: Darlan da Silva Cândido.
13 de abril: Solidariedade nas comunidades de Fortaleza busca diminuir problemas deixados pelo coronavírus
Com a pandemia afetando a vida de todo o País, uma rede de solidariedade ganhou fôlego para a população se ajudar em suas necessidas mais básicas - prejudicadas pelos efeitos do coronavírus. Em Fortaleza, a onda surgiu com força e, nesta notícia, mostramos como a partilha de alimentos, produtos de limpeza, e também de informação sobre a Covid, aliviou o sofrimento dos cearenses diante da crise.
14 de abril: Isolamento social reduz em até 50% a quantidade de ozônio no ar de Fortaleza
Antes da pandemia chegar ao Brasil, as notícias de que o meio ambiente estava menos poluído diante das paralisações provocadas pelo isolamento já tomavam conta do noticiário. Essa noticía, baseada em informação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), dá conta em números do impacto da nossa "vida normal" na natureza. Além do ar, fauna e flora local também desabrocharam com a nossa pausa.
27 de abril: Tempos de ouvir: a importância da música no isolamento
A música e as demais artes foram uma companhia fundamental para tornar os dias mais leves durante o ano. Com o isolamento, tivemos condição de sentir a importância de conteúdos artísticos na nossa rotina, e enxergar melhor quem os faz. Nessa matéria do repórter Antônio Laudenir, mostramos como a experiência da educação musical ou simplesmente ouvir música trouxeram alívio e força para "lidar com um dia de cada vez".
6 de junho: Após quadro grave de Covid-19, idosa de 100 anos recebe alta em Fortaleza
Antes de chegar ao País, havia uma noção de que o coronavírus, basicamente, era pouco letal para pessoas sem comorbidades e aos mais jovens. A pandemia se consolidou afetando bem mais gente do que o previsto, e a previsão de risco maior para a terceira idade se confirmou. Por isso, a história de Dona Luci, centenária, hipertensa e diabética - para além das previsões - mostrou como cada vida tem suas próprias possibilidades de cura.
15 de junho: Ministério da Saúde derruba restrições à doação de sangue por LGBTI+
O Ministério da Saúde orientou que gestores estaduais do SUS passem a aceitar doações de sangue de "homens que tiveram relações sexuais com outros homens" nos últimos 12 meses. Na prática, a decisão beneficia homens gays, bissexuais, travestis e mulheres transexuais. A restrição à doação de sangue foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
25 de junho: Gêmeos cearenses separados no nascimento se reencontram no dia do aniversário, em Minas Gerais
O encontro entre os gêmeos cearenses Tomaz e Gabriel, 23, virou pauta nacional e comoveu as pessoas diante do excesso de notícias a respeito da pandemia. A cobertura da repórter Roberta Souza trouxe a história sobre como Tomaz viajou do Ceará para Minas, com a intenção de dar o primeiro abraço no irmão recém-descoberto. Eles cresceram em famílias diferentes e não se conheciam até então.
05 de julho: Cientistas brasileiros descobrem terapia que pode curar a AIDS
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apresentou um estudo, em escala global, de um supertratamento em pessoas cronicamente infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A pesquisa foi realizada com 30 voluntários com carga viral indetectável. O estudo trabalha duas frentes para a cura: uma com substâncias que matam o vírus e eliminam as células em que o HIV fica em estado de latência; e outra uma vacina que leva o corpo a regir e elimar as células infectadas.
3 de agosto: Auxílio emergencial: Ceará já recebeu mais de R$ 8,2 bilhões pelo benefício
Liberado pela Caixa Econômica Federal, o auxílio emergencial de R$ 600 foi um dos poucos respiros para a população brasileira, em um ano trágico para a economia. Nessa notícia, mostramos que o Ceará foi o terceiro Estado, no Nordeste, a receber o maior volume de recursos. Criado em abril passado, o benefício foi pago até este mês de dezembro.
11 de agosto: Alfabetização alcança nível adequado em todas as cidades do CE
Pela primeira vez, o Estado alcançou nível adequado de alfabetização ao término do 2º ano do ensino fundamental nos 184 municípios com 92,7% de efetividade. Na prática, isso quer dizer que as crianças cearenses conseguem chegar à série seguinte sabendo ler e escrever. O nível de proficiência da rede no Spaece foi de 210,4 pontos, 29 a mais do que há cinco anos.
18 de outubro: Dia do Médico: profissionais compartilham aprendizados e superações durante a pandemia
A fala sensível das médicas entrevistadas para esta matéria nos dá a dimensão de como os agentes de saúde - além de socorrer os pacientes da Covid-19 - precisaram ter voz em 2020. Médicos, terapeutas, enfermeiros e técnicos da área tiveram o ano mais atípico de suas vidas e mostrar a intensidade de suas lutas, desde março até cá, valoriza a trajetória dessas pessoas, fundamentais no curso da pandemia.
26 de novembro: Expectativa de vida do cearense sobe 2 anos na última década, calcula IBGE
O Ceará é o 3º estado do Nordeste em longevidade. E o cearense está vivendo mais: a expectativa de vida no Estado chegou aos 74,5 anos em 2019. Considerando o acumulado dos 10 anos, é uma adição de 2,1 anos à longevidade cearense há uma década. O número é maior também do que o registrado em 2018, quando o cearense poderia chegar a, no máximo, 74,3 anos.
8 de dezembro: Idosa de 90 anos é a primeira vacinada contra Covid-19 no Reino Unido
A senhora Margaret Keenan foi a primeira britânica a receber a tão aguardada vacina contra a Covid-19, no Reino Unido. Ela recebeu uma dose do imunizante desenvolvido pela Pfizer e BioNTech e se disse honrada com a oportunidade. A chance de Keenan foi um "calmante" para toda a humanidade, diante de todas as disputas políticas a respeito do desenvolvimento e da distribuição da vacinação.
16 de dezembro: Fortaleza melhora 11 indicadores de proteção a crianças e adolescentes
Fortaleza avançou na redução de desigualdades sociais na população mais jovem, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef. A capital cearense apresentou melhora nos 11 indicadores analisados, incluindo o enfrentamento da exclusão escolar, a promoção de direitos sexuais e de direitos reprodutivos de adolescentes e cuidados com a primeira infância.
16 de dezembro: Ceará deve receber 1,7 milhão de doses da vacina; imunização começa em fevereiro, diz Camilo
A 15ª e última notícia desta lista, talvez a melhor para a população cearense, é que a imunização contra a Covid-19 começará em fevereiro de 2021 no Estado. O anúncio, feito pelo governador Camilo Santana, reforçou ainda a quantidade de doses que a rede de saúde do Ceará deve receber, no início da distribuição. Que venha a vacina e um 2021 com mais saúde e paz para todos!
Inspiração
Conte a história de alguém que - de pequenas gentilezas, ações de cidadania ou que se reuniu com outras pessoas com iniciativas do bem - transforma a vida de outros para melhor e causa impacto social no Ceará