Casa de apoio para acompanhantes de crianças internadas com câncer na UTI será inaugurada na Capital

O projeto do Lar Amigos de Jesus tem capacidade para receber até 24 acompanhantes, sendo 20 mulheres e quatro homens e começa a funcionar na quinta-feira (1º).

Escrito por Redação ,
Legenda: A casa irá para acolher a demanda de familiares vindos do interior do Ceará, e de outros estados, que estão acompanhando crianças e adolescentes em tratamento do câncer nas UTIs do Hospital Infantil Albert Sabin - HIAS e Centro Pediátrico do Câncer - CPC.
Foto: Arquivo Pessoal

Sentir-se acolhido é essencial em qualquer situação, mas quando passamos por momentos de grande dificuldade esse apoio torna-se a força necessária para continuar acreditando. Pensando em prestar apoio para acompanhante de crianças com câncer internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e vindas do interior do Estado, o Lar Amigos de Jesus inaugura, na quinta-feira (1º), às 9h, a Casa de Travessia Solidária. A residência fica apenas um quarteirão de distância do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), parceiro dessa ação.  

De acordo com a presidente do Lar Amigos de Jesus, Irmã Conceição, a casa irá acolher a demanda de familiares do interior do Ceará, e de outros estados, que estão acompanhando crianças e adolescentes em tratamento do câncer nas UTIs do HIAS e Centro Pediátrico do Câncer (CPC).

“Ela nasce com essa necessidade de atender essas pessoas, essa demanda que existe há muitos anos, de pais que estão nos hospitais acompanhando seus filhos, não têm família em Fortaleza, ficam pelos corredores e quando é à noite chegam a dormir em colchonetes pelos cantos”, conta. 

Os que necessitarem do abrigo serão encaminhados pelo serviço social dos hospitais. 

Estrutura

A Casa de Travessia Solidária recebe esse nome pelos acompanhantes, em sua maioria pais, estarem “atravessando um momento difícil em busca da vitória”. Ela irá ofertar 24 vagas: 20 femininas e quatro são masculinas. Em sua estrutura, a casa tem seis suítes humanizadas com nomes de Flores, que são: Copos de Leite; Tulipas; Rosas; Lírios do Campo; Margaridas e Girassóis. 

“Uma senhora de uma floricultura disse ‘Irmã, não vai faltar flores aqui’, e a imagem das flores fica sempre dando aquele incentivo para as famílias. Por exemplo, no quarto Copos de Leite, tem escrito ‘tudo que é feito com amor floresce’. Então são mensagens que estão atraindo energias boas para as pessoas acreditarem e terem esperança que seus filhos vão ficar bem. A ideia é dar harmonia e passar tranquilidade”, explica Conceição, sobre a sensibilidade na escolha do nome dos quartos em alusão a época da primavera.
 

A residência, adquirida com dinheiro de doações, foi reformada pensando em um conceito humanizado, contendo espaços para oração, entretenimento e confraternização. De acordo com a presidente do Lar, além do espaço oferecido, os acompanhantes também contarão com o apoio do Serviço Social do Hospital e com serviços ofertados pelo Lar Amigos de Jesus, que vai auxiliar por meio de café-da-manhã e lanche da noite. Já as outras refeições ficarão por conta do hospital. 

 

Importância

A Irmã Conceição, que administra o Lar Amigos de Jesus que abriga 42 crianças em tratamento do câncer e seus acompanhantes vindos do interior do Estado, acredita que ações como esta fortalecem o ser humano. “Todo mundo passa por uma travessia na vida, mas quando temos pessoas solidárias, instituições solidárias para dar suporte, criamos uma corrente de apoio e boas energias, muito forte”, destaca. 

“Esses [na maioria] pais chegam transtornados, sem saber o que fazer em uma cidade que não é a sua e com seu filho doente. Mas quando recebem um apoio, elas se sentem no céu, e se sente imediatamente melhores. Além de promover a união de pessoas que estão passando pela mesma situação”, pontua Conceição.  

Necessidade

De acordo com a presidente do Lar, a casa irá precisar de doações, principalmente financeira, para suprir as despesas com Serviço Social, segurança, água, energia, telefone e manutenção do prédio. Às vésperas da inauguração, os responsáveis destacam que ainda não conseguiram estruturar todos os quartos. Das 24 vagas ofertadas, a instituição só conseguiu cerca de seis camas, até o momento. Também apontam a carência de itens como camas, lençóis, fronhas e travesseiros.

Além disso, a presidente do Lar, enfatiza a necessidade por materiais de higiene e alimentação, como pães, biscoitos, café, leite, ovos e frutas. 

Serviço

A doações podem ser feitas através das contas:

Banco do Brasil: Ag. 2917-3 – C/C 24.668-9 
Caixa Econômica: Ag. 1559 – Op. 003 – C/C 5495-7 
Bradesco: Ag. 3456-8 C/C 060.596-4

Endereço da Casa de Travessia Solidária: Rua Francisco Lorda, 112, Vila União.
Contato: (85) 3226-3447 / 99775-0092 

 

Assuntos Relacionados