Campanha solidária busca ajudar fotógrafos cearenses afetados pela pandemia

Por meio da ação “Fotografias pelo Ceará”, doador pode adquirir fotos assinadas por profissionais de todo o Brasil e ajudar famílias que se encontram em difícil situação. Ação também se destina a apoiar outros trabalhadores da cultura no Estado

Escrito por Redação ,
“Fotografias pelo Ceará” é uma iniciativa criada por um grupo de produtores e fotógrafos cearenses.  Montante será revertido para os fotógrafos em situação vulnerável e para os demais trabalhadores da cultura através da iniciativa
Legenda: Mais de 100 fotógrafos e fotógrafas do Ceará e de todo o Brasil cederam imagens
Foto: Sérgio Carvalho

A pandemia da Covid-19 trouxe dias de extrema dificuldade ao profissional que sobrevive da cultura. A paralisação das atividades afetou toda uma rede produtiva. São pais e mães de família que ainda não sabem quando o setor voltará à normalidade. A união tem sido a forma de amenizar este cenário e a campanha “Fotografias pelo Ceará” é mais um gesto solidário em prol da classe.

A missão é socorrer fotógrafos que estão sem qualquer tipo de assistência. As doações também serão destinadas a ajudar demais trabalhadores da cultura em situação vulnerável. Para atender esse público, a campanha vai contar com o apoio da iniciativa "Unidos Venceremos", que realiza ações solidárias desde o início da pandemia em Fortaleza.

Por meio do site oficial do projeto, o apoiador pode adquirir uma foto de rara beleza, captada pelas lentes de renomados nomes do meio fotográfico nacional. O “Fotografias pelo Ceará” acontece até 15 de julho e cada imagem custa o valor de R$ 150.

Ótima oportunidade a colecionadores e quem deseja decorar algum espaço. A compra não concede o direito de uso comercial das imagens.

União

Um grupo de produtores e fotógrafos locais decidiu organizar a iniciativa. Além do núcleo da organização, a campanha conseguiu unir mais de 100 fotógrafos do Ceará e do Brasil. Os voluntários  doaram suas imagens para serem vendidas no site. Somam-se também os esforços de instituições, galerias, festivais e coletivos voltados que atuam na área da foto.

O fotógrafo Igor Cavalcante é um dos idealizadores da ação. O organizador explica que a maioria desses profissionais são autônomos e a situação chega a ser dramática para muitos deles. "Boa parte dos fotógrafos e fotógrafas trabalha com eventos, seja de natureza artística ou privada, como casamentos, aniversários e batizados. Tudo isso está suspenso por enquanto. Então boa parte ficou realmente sem ter o ganha pão", alerta.

Brasil revelado

Um passeio pela galeria online demonstra a força visual da coleção. Cada talento por detrás destas imagens revelou a diversidade de culturas do Brasil. Estamos diante de trabalhos encantadores. São  expressões de alegria, de fé e labuta. Tem Carnaval, natureza a poesia do jangadeiro. A série de fotos ilumina povos seja do sertão ou do espaço urbano.

Igor aponta que a cultura será um dos últimos setores a ter seus profissionais de volta aos postos de trabalho. "Deixar de apoiar esses profissionais, que vão dos artistas aos técnicos é, além de ver pais e mães de família tendo a dificuldade em pagar as contas do dia a dia, arriscar perder esses talentos que podem ter que buscar trabalho em outros setores pela falta de perspectivas", compreende o entrevistado.

Todas as fotos serão impressas em fine art, sobre papel algodão. Serão entregues no endereço do comprador, em todo o território nacional.

Serviço: Campanha “Fotografias pelo Ceará”. Até 15 de julho pelo site oficial do projeto.