Foto: Ricardo Stuckert / PR
Professores brasileiros de todos os níveis e etapas da educação, das redes pública e privada, agora podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil.
Com o documento, os docentes têm acesso facilitado a direitos já conquistados — como meia-entrada em cinemas, teatros e shows — e a novos benefícios do programa Mais Professores para o Brasil.
Entre os benefícios oferecidos pelo programa estão: cartões de crédito com condições especiais, desconto de 15% em hotéis e vantagens do #TôComProf, que reúne lojas físicas, e-commerce e serviços de várias categorias.
Para ser elegível ao benefício, professores e professoras devem ter CPF em situação regular junto à Receita Federal e estar em exercício da atividade docente em instituição de ensino.
A Carteira Nacional Docente do Brasil é gratuita e tem validade de dez anos. Veja a seguir como solicitar o documento.
Faça o login com a conta gov.br e clique no botão “Solicitar CNDB”.
Se o professor atender aos critérios, o sistema apresentará automaticamente os dados pessoais e informações como vínculos com instituições de ensino, filiação e estado. Caso as informações estejam corretas, clique no botão “Confirmar dados”. Se houver erro, entre em contato com a instituição empregadora para correção.
Agora, informe os dados de contato, como endereço completo, e-mail e telefone. Em seguida, basta clicar em “Confirmar” para enviar as informações.
Na tela seguinte, envie a foto que será utilizada no documento. Verifique os parâmetros de upload exigidos, selecione a imagem e aperte o botão “Enviar foto”.
Em seguida, vai aparecer uma prévia da carteira com foto e dados completos. É importante conferir com atenção se todas as informações estão corretas antes clicar em “Confirmar emissão”, pois a operação não poderá ser desfeita. Se houver erro, clique em “Ajustar informações”.
Na última etapa, será exibida uma versão prévia do documento que vai chegar à sua casa. Também será disponibilizada uma versão digital que pode ser baixada imediatamente e já dá acesso aos benefícios do programa.
Acompanhe o site do Diário do Nordeste.