Vacinação contra poliomielite começa nesta semana; tire dúvidas sobre a campanha

A população deve procurar os postos de saúde das cidades

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
Legenda: Todas as 184 cidades cearenses estarão aplicando o imunizante em crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Foto: Saulo Roberto

Começa nesta segunda-feira (8), em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022. Todas as cidades do País estarão aplicando o imunizante em crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Ao todo, 40 mil postos de saúde terão oferta das vacinas.

O objetivo da campanha, segundo o Ministério da Saúde, "é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite no público-alvo, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação".

A mobilização será realizada entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro. Serão aplicadas doses de 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

A vacina contra a poliomielite, também conhecida como VIP ou VOP, protege criança de 3 tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil, em que pode haver comprometimento do sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.

A vacina da poliomielite é na gotinha ou injeção?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Imunização recomenda que, para proteger contra a infecção pelo vírus da poliomielite, sejam aplicadas 3 doses da vacina VIP, por meio de injeção, até os 6 meses.

Após isso, recomenda-se que sejam tomadas outras 2 doses da vacina até os 5 anos, que pode ser tanto por via oral, que é a vacina VOP, ou injetável, sendo esta a forma mais indicada.

Qual a idade para tomar a vacina da poliomielite?

Conforme o Ministério da Saúde, para a campanha contra a poliomielite o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14,3 milhões de pessoas, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário.

Veja também

As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Quando não se deve tomar

Vanuza Chagas, médica pediatra e diretora da Clínica Previne Vacinas, aponta que crianças com o sistema imunológico enfraquecido, causado por doenças como AIDS, câncer ou após transplante de órgãos, por exemplo, não devem receber a vacina contra a poliomielite.

Nesses casos, a crianças deve ir primeiro ao pediatra e caso o profissional indique a imunização, deve-se fazer a vacina em Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais.

A vacinação também deve ser adiada no caso da criança se encontrar doente, com vômitos ou diarreia, pois a absorção da vacina pode não ocorrer, além de também não ser recomendada para crianças que desenvolveram poliomielite após a administração de alguma das doses da vacina.

Há efeitos colaterais da vacina?

A vacina contra a paralisia infantil raramente apresenta efeitos colaterais, explica a pediatra Vanuza Chagas, contudo, em alguns casos pode ocorrer febre, mal estar, diarreia e dor de cabeça. Caso a criança comece a apresentar sintomas de paralisia, que é uma complicação extremamente rara, os pais devem levá-la ao hospital o mais rápido possível. 

Pode tomar a vacina da poliomielite simultânea com a da Covid-19?

A campanha de vacinação coincide com a imunização contra a Covid-19 em andamento. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

Importância da camapanha?

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

Multivacinação

Além da poliomielite, a campanha também disporá das seguintes vacinas para o público geral:

  • Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B),
  • Pneumocócica 10 valente,
  • IP (Vacina Inativada Poliomielite),
  • VRH (Vacina Rotavírus Humano),
  • Meningocócica C (conjugada),
  • VOP (Vacina Oral Poliomielite),
  • Febre amarela,
  • Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba),
  • Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela),
  • DTP (tríplice bacteriana),
  • Varicela,
  • HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.