Halo solar surge no céu de Cedro, no Interior do Ceará; assista ao vídeo
O fenômeno óptico é causado por uma junção de condições meteorológicas específicas.
Um halo solar foi registrado no céu do município de Cedro, no Interior do Ceará, na manhã deste sábado (14). O fenômeno óptico se assemelha a um arco-íris circular, que pode se formar ao redor do sol em determinadas circunstâncias meteorológicas.
Marciel Bezerra, radialista, fotógrafo e jornalista, foi quem avistou o evento na cidade. Segundo ele, é uma ocasião anual, geralmente registrada em dezembro, mas que, em 2026, surgiu neste mês de fevereiro.
O jornalista considera que, para a população de Cedro, trata-se de algo raro, uma novidade, o que promove reações de surpresa pelo município.
Veja também
Esse fenômeno já foi avistado pelos menos outras duas vezes no Ceará em 2026, na Capital do estado e no município de Monsenhor Tabosa, no Sertão de Crateús. Apesar de se assemelhar a um arco-íris, as condições para a formação desse fenômeno são mais incomuns.
Como acontece o halo solar?
Ao Diário do Nordeste, em janeiro, o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Lucas Fumagalli, explicou que o halo solar resulta da interação entre a luz do sol e cristais de gelo suspensos em nuvens na atmosfera, localizadas acima dos 5 quilômetros de altura.
Quando o fenômeno ocorre, é um sinal de que há umidade nas camadas mais altas da atmosfera. Assim como outros eventos ópticos que envolvam o astro solar, não é recomendado olhar diretamente, pois pode causar prejuízos na visão.
*Estagiária sob supervisão do jornalista Felipe Mesquita.