Foto: Elena Koycheva / Unsplash
Veja dicas para gerenciar as horas de prova, o nervosismo e garantir um bom desempenho.
No primeiro dia, o Enem dura 5h30 — são 90 questões e a redação. No segundo, o candidato tem 5h para responder às 90 perguntas de múltipla escolha. Entender essa estrutura ajuda a criar uma estratégia eficiente.
A pedido do Diário do Nordeste, especialistas do Colégio Ari de Sá enviaram dicas para ajudar os candidatos a se organizarem.
Segundo o professor Marcos André Tomaz Lima, 1h30 é tempo suficiente para escrever a redação — se o candidato treinou ao longo do ano. Além disso, ele afirma que o rascunho é importante para amenizar possíveis inadequações, tanto de projeto de texto quanto gramatical.
Inicie a prova pelas disciplinas com que tem mais afinidade. Isso dá confiança e deixa tempo para as matérias difíceis.
Se uma questão estiver tomando muito tempo, pule para a próxima e volte a ela depois. “Assim, você garante que responderá o máximo possível de questões mais acessíveis antes que o tempo acabe”, afirma o professor Marcos André Tomaz Lima
A preparação na véspera da prova e no dia do Enem também é importante. “Durma bem na véspera para evitar que o cansaço afete seu raciocínio. Alimente-se adequadamente antes do exame, pois a queda de açúcar no sangue pode comprometer sua concentração e desempenho mental”, aconselha o professor.
É normal que a ansiedade esteja presente antes e durante a prova. É preciso saber administrá-la, tendo clareza sobre informações como data, local e deslocamento, além de ter uma estratégia para a prova. “É o movimento de canalizar toda a sua atenção para aquele dia. Isso vai ajudar a trabalhar ansiedade, a equilibrar as emoções”, diz a psicóloga Katiane Fernandes.
A psicóloga também destaca a importância de fazer pausas durante a prova, fechar os olhos e respirar fundo. “Respiramos muito mecanicamente e, quando fazemos isso com presença, colocamos muita consciência. [Isso] ajuda a acalmar o corpo e a trabalhar o foco, a concentração”, ressalta.
Se perceber que o tempo apertou em meio às questões, mantenha a calma. Evite pensamentos de culpa e use a estratégia para escolher o que ainda pode garantir pontos.
Acompanhe o site do Diário do Nordeste.