Foto: Fortaleza em Fotos.

Em um único dia, Fortaleza já registrou mais de mil mortos pela varíola

Foto: Joaquim Corrêa/Acervo da Biblioteca Nacional

Migração

Em meados de 1870, o Ceará passava por uma das piores estiagens que se tem registro. O período chamado Grande Seca do Nordeste (entre 1877 e 1879) levou ao ápice da migração do Interior à Capital.

Foto: Fortaleza Nobre

Como resultado, a população de Fortaleza subiu de 20 mil para 130 mil habitantes de 1872 a 1879. A junção da aglomeração de pessoas, a fome e as péssimas condições sanitárias levaram à proliferação de doenças, mais precisamente a varíola.

Foto: Dnocs

No segundo ano da grande seca, 1878, mais de mil pessoas faleceram em um único dia em Fortaleza acometidas pela doença. Esse episódio passou a ser conhecido como “Dia dos Mil Mortos”.

Foto: Divulgação

Livro “Varíola e vacinação no Ceará”

Na obra, o farmacêutico cearense Rodolfo Teófilo relata que o cemitério da Lagoa Funda, no atual bairro Jacarecanga, recebeu 1.004 cadáveres.

Foto: Fortaleza em Fotos

No obituário de dezembro daquele ano foram registrados 15.352 falecimentos na cidade, sendo 14.491 de varíola.

Foto: Acervo Biblioteca Fiocruz

Mil e quatro mortos

Retirantes foram contratados para trabalhar como coveiros devido à carga de trabalho. O cemitério ficava próximo ao ‘lazareto de Lagoa Funda’, hospital onde os doentes eram isolados da sociedade.

Foto: Acervo Casa de Oswaldo Cruz

Imunização

Para combater a doença, surgiu o primeiro imunizante na Inglaterra. Em Fortaleza, o próprio Rodolfo Teófilo foi responsável por mobilizar diversas iniciativas para ampliar a vacinação.

Foto: Acervo Fiocruz

Ele chegou a produzir e distribuir as vacinas na capital e no interior, levando à reação de alguns setores da elite que se refletiram em ataques à eficácia do antídoto.

Foto: Stenio Saraiva

66 anos depois, obras revelaram a tragédia

Operários encontraram dezenas de ossadas em vala comum no bairro Jacarecanga. O local era um cemitério histórico onde foram sepultadas as vítimas da epidemia