Foto: Reprodução/Secultfor

Casa dos Benjamins: conheça onde Rachel de Queiroz escreveu 'O Quinze'

Foto: José Leomar/SVM

Início da história

Na Rua Antônio Ivo, vizinha ao número 320, no bairro Henrique Jorge, está localizada a casa onde viveu a escritora cearense Rachel de Queiroz. O espaço foi construído em meados de 1930.

Foto: José Leomar/SVM

Também conhecido como Sítio Pici, ganhou a nomenclatura de 'Casa dos Benjamins' devido a uma concentração de árvores centenárias chamadas fícus benjamins. Elas foram plantadas pela mãe de Rachel, a Sr.ᵃ Clotilde

Foto: Fortaleza em Fotos

Apoio na vida escolar

A casa foi comprada pelo pai da escritora, Daniel de Queiroz, para facilitar o acesso dos filhos aos estudos. A jovem ingressou no curso Normal do Colégio Imaculada Conceição e o irmão Flávio fez o exame de admissão do Colégio Militar.

Foto: Thiago Gadelha

Essa foi a casa onde Rachel escreveu, aos 20 anos, sua primeira obra bibliográfica, o livro O Quinze, em 1930. Lá também se casou com o poeta José Auto da Cruz Oliveira e deu à luz à única filha, Clotilde.

Foto: Instituto Moreira Sales

Após perder a primogênita e o irmão, o local se torna o refúgio da escritora e também foi o espaço onde ela escreveu Caminho de Pedras, em 1937.

Foto: José Leomar/SVM

Situação atual

Mesmo com alterações e desgastes físicos, alguns elementos da casa seguem preservados e revelam o formato inicial do edifício, típico da arquitetura residencial cearense.

Foto: Secultfor

Tombamento

Desde 2009, a casa é tombada pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e é considerada um bem de propriedade privada. Hoje ela abriga moradores, mas está em avançado estado de deterioração.

Foto: Secultfor

Saiba mais sobre a Casa na reportagem