O feriado de Tiradentes, neste 21 de abril, pode ser chuvoso para, pelo menos, 41% do território cearense. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para risco de chuvas e ventos fortes em 77 das 184 cidades do Estado (confira relação ao fim da matéria). O aviso é válido até amanhã, às 10 horas, contudo, pode ser renovado.
Para estes municípios, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm ao dia, além de chance de ventos intensos com rajadas que podem chegar a 60 km/h.
Para esta classificação de severidade - nível 1 -, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo, ainda conforme o Inmet.
O Instituto divide os alertas em três níveis: grau 1 ou 'perigo potencial'; grau 2, também chamado de 'perigo'; e o grau 3 ou 'grande potencial'. Para este último nível, ainda não houve nenhum alerta no Ceará.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também prevê "alta possibilidade de chuva isolada" no Litoral Norte, Litoral do Pecém, na Ibiapaba, no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns". Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva isolada.
Já na sexta-feira (22), que não será ponto facultativo no Ceará, a Funceme aponta que o céu deve ficar variando de nublado a parcialmente nublado "com alta possibilidade de chuva em todas as regiões" cearenses.
Chuvas no Ceará
Pelo menos 57 municípios tiveram registro de chuvas entre as 7 horas de ontem e 7 horas desta quarta-feira (20). O maior volume pluviométrico identificado pela Funceme aconteceu na cidade de Martinópole, com 110 milímetros. Este município estava na lista de alerta para chuvas fortes emitido ontem pelo Inmet.
Em seguida, completam a lista das cidades com maiores volumes, Santa Quitéria (57 mm), Pires Fereira (45.7 mm), Granja (43 mm) e Ipueiras (41.2 mm). Todas elas também faziam parte do alerta anterior, divulgado desta terça-feira.