Motoristas têm até 28 de dezembro para renovar exame toxicológico periódico

No Nordeste, exames podem ser realizados de forma rápida no Laboratório Régis Jucá

Os motoristas profissionais que possuem habilitação nas categorias C, D e E terão que renovar e apresentar o exame toxicológico periódico até o dia 28 de dezembro de 2023. O condutor que não realizar o exame estará sujeito a uma cobrança automática de multa no valor de R$ 1.467,35, a partir do dia 29 de dezembro, e ainda será penalizado com mais 7 (sete) pontos na carteira de habilitação.

A norma é do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), deliberada por meio da resolução nº 269 de 29 de junho de 2023, para atender a exigência da Lei nº 14.599/23, de 19 de junho deste mesmo ano, que altera pontos do Código de Trânsito Brasileiro em referência aos motoristas profissionais. Dentre as mudanças, o motorista que não realizar o exame ainda terá suspenso o seu direito de renovar ou obter a CNH até a apresentação do resultado negativo ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH).

Os exames devem ser realizados periodicamente a cada 2 anos e 6 meses, a partir da obtenção ou renovação da CNH com as categorias C, D ou E. De acordo com Emanuel Paula Pessoal, diretor do Laboratório Régis Jucá, instituição com vasta experiência no segmento de exames toxicológicos, e o maior do Nordeste em coletas, o teste é fácil, rápido e prático.

“Nós realizamos em média 30 mil exames toxicológicos por ano, atendendo em várias unidades em Fortaleza, interior do Ceará, Piauí e Maranhão. O laboratório conta com tecnologia eficaz, com processos de diagnóstico informatizados, que favorecem o recebimento do exame com extrema rapidez e segurança nas informações”, garantiu Emanuel.

Após a realização dos exames no laboratório, as coletas são enviadas para análise em São Paulo, e o resultado é disponibilizado para os condutores de forma on-line, ou em uma das sedes do laboratório. Segundo a Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox), cerca de 5 milhões de condutores estão irregulares no país.

“Para atender a demanda cada vez mais crescente, nós estamos passando por um processo de expansão de nossas unidades no Nordeste, em busca de atender com mais qualidade e agilidade os nossos clientes, lembrando sempre que os nossos caminhoneiros movem a alma das estradas e são peças importantes no desenvolvimento do nosso país”, destacou o diretor do Régis Jucá.

Serviço

Laboratório Régis Jucá
Whatsapp: (85) 981368428
Telefone: (85) 0800 777 7358

Fortaleza
Unidade Parquelândia: Rua Gustavo Sampaio, 1293
Unidade Messejana: Av. Frei Cirilo, 4500
Vapt Vupt Messejana: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408
Unidade Cidade Dos Funcionários: Av. Oliveira Paiva, 1291
Unidade Maraponga: Av. Godofredo Maciel, 2947

Juazeiro do Norte
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro

Sobral
R. Cel. José Silvestre, 1018-1042 – Centro

Crateús
Av. Dr. Edilberto Frota, 3213 – Campo Velho

Tianguá
R. do Campo de Aviação, 78 – Monsenhor Tibúrcio

Quixadá
R. José Enéas Monteiro Lessa, 955 – Planalto Universitário

CRF: 4345
NÍCIA PAULA PESSOA MAGALHÃES