A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu a estrutura inacabada do Acquario Ceará, obra estadual parada desde 2017. A medida foi oficializada pelo governo no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira (3).
Localizado próximo à comunidade Poço da Draga, em Fortaleza, o terreno foi doado à UFC, no ano passado e, em 3 de abril, a Assembleia Legislativa aprovou a doação. À época, o reitor da universidade, Custódio Almeida, disse que a previsão é que a licitação das obras da nova unidade seja lançada até junho.
As instalações se tornarão o Campus Iracema e receberão o Instituto de Ciências do Mar (Labomar). O núcleo está localizado atualmente na Avenida da Abolição, no bairro Meireles, em Fortaleza e mantém os cursos de graduação em Oceanografia e Ciências Ambientais, além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais.
Em dezembro de 2023, a UFC assinou 2 protocolos de intenção, um com a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e outro com o Governo do Estado do Ceará para receber o terreno que abrigará o Campus Iracema. A antiga estrutura do Acquario abrigará, além da nova sede do Labomar, o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN).
A estrutura inacabada foi idealizada no primeiro mandato do ex-governador Cid Gomes, ainda em 2009.