O aumento recente dos casos de Covid no Ceará acende alerta para as populações mais vulneráveis a complicações da doença. As crianças, por exemplo, já somam 1.834 casos confirmados neste ano, de acordo com o Integra SUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Do total, 1.125 são entre bebês (0 a 2 anos).
O cenário se agrava diante de outro dado: cerca de 223 mil crianças cearenses ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra o coronavírus, e outras 300 mil estão com o esquema vacinal incompleto. O alerta é de Ana Karine Borges, coordenadora de Imunização da Sesa.
A gestora lembra que os pequenos que ainda não se vacinaram contra a Covid devem iniciar o esquema com o imunizante da Moderna, que tem esquema de duas doses; ou o da Pfizer, com esquema de três doses. No dia 29 de novembro, o Ceará recebeu apenas 8 mil doses dessas vacinas.
Para o alto número de crianças ainda não imunizadas, o quantitativo é insuficiente, e ainda não há previsão de quando chegarão novos lotes. “Mas a perspectiva é que o Ministério da Saúde possa regularizar esses envios de forma rotineira e mensal pra que a gente possa ampliar nos municípios”, reforça Ana Karine.
Na última sexta-feira (6), o Ceará recebeu 15 mil doses de vacina contra a Covid, todas do laboratório Serum, destinadas apenas ao público acima de 12 anos – 3.870 delas ficaram em Fortaleza, e o restante foi distribuído ao Interior.
de cearenses precisarão completar ou reforçar a vacinação contra a Covid ao longo de 2025, de acordo com a Sesa, incluindo idosos, grupos prioritários e crianças. Esse é o número esperado de doses a serem enviadas pelo Governo Federal.
Para todo o Brasil, foram 1,5 milhão de doses. Segundo o órgão federal, o lote integra um montante de 8 milhões de vacinas já compradas para reabastecer o estoque brasileiro por 6 meses.
O Diário do Nordeste questionou o MS se já existem novos lotes de vacina contra a Covid previstos para o Ceará, quantas doses virão, quantas delas contemplam o público infantil e qual a previsão de chegada. Não houve resposta até esta publicação.
A reportagem também buscou a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) para saber se:
- Houve repasse recente de doses de vacina contra a Covid ao município e, se sim, quando e quantas doses;
- A SMS tem o dimensionamento de quantas pessoas compõem o público-alvo e precisam tomar uma nova dose na capital;
- Há previsão de chegada de novos lotes e como está o diálogo com Sesa e MS sobre isso;
- Há previsão de ampliação dos locais de vacinação na cidade.
A SMS confirmou o recebimento de 3,8 mil doses de vacina, e informou que ampliou o número de locais de vacinação na cidade. Em publicação oficial, a coordenadora de imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, destacou que "estamos vivenciando um aumento de casos da doença em diversos estados do País. Por isso, é preciso continuar tomando os cuidados necessários para evitar um cenário negativo, e a imunização é o melhor caminho para isso".
A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos finais de semana, em duas unidades de referência, nos postos Pio XII (no São João do Tauape) e Mattos Dourado (no Edson Queiroz), das 8h às 16h30.
A vacina contra a Covid foi incluída pelo Ministério da Saúde no calendário de rotina de crianças de 6 meses a 5 anos de idade. “Além deles, continuamos a vacinação dos grupos prioritários, que são os de maior risco pra adoecimento, complicações e hospitalizações, e precisam fazer doses de reforço anual ou semestral”, destaca a gestora da Sesa.
“É importante destacar que a vacinação confere proteção depois do esquema básico completo. Somente com uma dose não podemos garantir, principalmente em crianças. Também tem o tempo em que a vacina, após ser administrada, vai ter o efeito. Por isso, é muito importante adotar medidas de proteção individual e coletiva diante do aumento de casos”, alerta Ana Karine.
Casos de Covid no Ceará
O Ceará já registra, em 2024, mais de 17,3 mil casos confirmados de Covid. Outros 3,6 mil seguem em investigação pela Sesa. Nos últimos sete dias, a cada dez testes realizados, quase quatro deram positivo (a taxa de positividade é de 39%).
O aumento súbito de casos da doença ocorreu na última semana de novembro: entre os dias 24 e 30 do mês foram confirmadas 3.491 infecções pela doença, quase cinco vezes mais do que na semana anterior.
Já na primeira semana de dezembro, os testes positivos escalaram: entre os dias 1º e 7, já foram 4.452 casos confirmados. Todos os números são atualizados à medida que os resultados dos exames são consolidados.
>> Acesse nosso canal no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias.
O que fazer se tiver sintomas
Os atuais sintomas mais comuns de Covid são os de um quadro gripal, como febre, dor de garganta, coriza e tosse. De acordo com a Sesa, o paciente que apresentar esses quadros deve procurar um posto de saúde.
Caso as manifestações sejam mais graves, como falta de ar, dor no peito ou alterações decorrentes de doenças crônicas (diabetes ou pressão alta, por exemplo), a recomendação é buscar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atende urgências e emergências mais complexas.
Ao apresentar sinais de Covid, o paciente deve esperar até o terceiro dia de sintomas para realizar o teste. Nas UPAs, segundo publicação da Sesa, os testes são realizados em pacientes hospitalizados.
Onde tomar vacina da Covid-19
Crianças com menos de 5 anos em Fortaleza podem se vacinar nos seguintes locais:
- Posto de saúde Mattos Dourado: R. Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 - Edson Queiroz
- Posto de Saúde Rita Lemos: R. Geci Freitas Monteiro - Canindezinho
Para os demais grupos prioritários, a SMS disponibiliza 19 locais:
Regional de Saúde I
Posto de Saúde Paulo de Melo: Rua Bernardo Porto, 497 - Monte Castelo
Posto de Saúde Francisco Domingos da Silva: Avenida Castelo Branco, 4707 - Barra do Ceará
Posto de Saúde Lineu Jucá: Rua Vila Velha II, 101 - Barra do Ceará
Regional de Saúde II
Posto de Saúde Pio XII: Rua Belizário Távora, s/n - Pio XII
Posto de Saúde Aida Santos e Silva: Rua Trajano de Medeiros, 813 - Vicente Pinzón
Posto de Saúde Liduína Maria Araújo: Rua Ramos Botelho, 601 - Papicu
Regional de Saúde III
Posto de Saúde Gilmário Mourão Teixeira (CDFAM): Rua Pernambuco, 1674 - Panamericano
Posto de Saúde Francisco Pereira de Almeida: Rua Paraguai, 351 - Bela Vista
Posto de Saúde Meton de Alencar: Rua Perdigão Sampaio, 820 - Antônio Bezerra
Regional de Saúde IV
Posto de Saúde Dom José Bezerra Coutinho: Rua Primeiro de janeiro, s/n - Parangaba
Posto de Saúde Roberto Bruno: Av. Borges de Melo, 910 - Fátima
Posto de Saúde Oliveira Pombo: Rua Rio Grande do Sul, s/n - Couto Fernandes
Regional de Saúde V
Posto de Saúde Rita Maria Lemos Coelho: Rua Geci Freitas Monteiro (em frente ao número 67) - Parque Santa Rosa
Posto de Saúde Dr. Pontes Neto: Rua 541, 150 - 2ª etapa - Conjunto Ceará
Posto de Saúde Luiza Távora: Travessa São José, 940 - Mondubim
Posto de Saúde Luciano Torres de Melo: Rua Delta, 365 - Manoel Sátiro
Regional de Saúde VI
Posto de Saúde Mattos Dourado: Av. Des. Floriano Benevides, 391 - Edson Queiroz
Posto de Saúde Lúcia de Sousa Belém (Messejana): Rua Coronel Guilherme Alencar, s/n - Messejana
Posto de Saúde Melo Jaborandi: Rua 315, 80 – Jangurussu