O Ceará tem 61 cidades dentro do mapa de “perigo potencial” de chuvas intensas até às 10h desta quarta-feira (17), conforme o monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para esses lugares, a previsão aponta precipitações de até 50 milímetros (mm) por dia e ventos intensos de 60 km/h.
Os municípios podem ter entre 20 mm e 30 mm/h, mas há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores ou alagamentos, por exemplo, como acrescenta o Inmet.
Estão dentro do aviso emitido pelo Inmet cidades como Acaraú, Granja e Sobral. Confira a lista completa:
- Acaraú
- Alcântaras
- Amontada
- Apuiarés
- Barroquinha
- Bela Cruz
- Camocim
- Canindé
- Cariré
- Carnaubal
- Chaval
- Coreaú
- Croatá
- Cruz
- Forquilha
- Frecheirinha
- General Sampaio
- Graça
- Granja
- Groaíras
- Guaraciaba do Norte
- Hidrolândia
- Ibiapina
- Ipu
- Ipueiras
- Irauçuba
- Itapajé
- Itapipoca
- Itarema
- Jijoca de Jericoacoara
- Marco
- Martinópole
- Massapê
- Meruoca
- Miraíma
- Moraújo
- Morrinhos
- Mucambo
- Pacujá
- Paracuru
- Paraipaba
- Pentecoste
- Pires Ferreira
- Reriutaba
- Santana do Acaraú
- Santa Quitéria
- São Benedito
- São Gonçalo do Amarante
- São Luís do Curu
- Senador Sá
- Sobral
- Tejuçuoca
- Tianguá
- Trairi
- Tururu
- Ubajara
- Umirim
- Uruburetama
- Uruoca
- Varjota
- Viçosa do Ceará
A classificação “perigo potencial” é o primeiro dos três níveis de avisos emitidos pelo Inmet, sendo o mais leve. Maio, historicamente, marca a redução de chuvas no Ceará, porque é o último mês da quadra chuvosa no Estado.
Redução das chuvas
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o início da segunda quinzena do mês de maio deve apresentar condições para chuvas isoladas, passageiras e não muito expressivas.
Os principais acumulados são esperados para a faixa litorânea e ainda concentrados entre madrugada e manhã.
Previsão do tempo
- Terça-feira (16): Céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba. No oeste do Sertão Central e Inhamuns, há baixa possibilidade de chuva.
- Quarta-feira (17): Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Cariri. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva.
- Quinta-feira (18): Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva isolada.
As chuvas no Ceará acontecem devido ao efeito da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas entre fevereiro e maio. Nesse momento, o sistema está afastado da costa do Estado.