Bombeiros do Ceará recebem novo fardamento e equipamentos de alta tecnologia inéditos no Brasil

Entre as aquisições, está um robô autopropelido com turbina Air-Core TAF 35

Em solenidade na manhã deste sábado (12), o governador Camilo Santana entregou novos equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, como parte das ações de modernização dos equipamentos das Forças de Segurança do Estado. 

Foram entregues uma viatura especial com escada mecânica de 42 metros, uma viatura do tipo Air-Core TAF 35 para combates a incêndios florestais e um robô autopropelido com turbina Air-Core TAF 35

"Equipamentos como esses, mais modernos hoje no mundo, estão entregues ao Corpo de Bombeiros, tudo isso para prestar um bom serviço e proteger os cearenses. Nós não temos medido esforços e faremos tudo aquilo que for necessário para investir na segurança pública da população cearense", disse Camilo Santana. 

Com investimento total em mais de R$ 27 milhões, os novos equipamentos serão utilizados em situações de combate a incêndios urbanos e florestais. O robô, por sua vez, será empregado em situações em que o uso da mão-de-obra humana não é viável.

Além dos veículos entregues, foi adquirida também uma viatura Multi Operações Auto Bomba Plataforma, Salvamento e Extinção Especial que deve chegar ainda em 2022.

Durante a oportunidade, houve demonstração do funcionamento do robô ao governador e aos demais presentes. Segundo o governo do Estado, o Ceará foi o primeiro a adquirir os novos equipamentos na América Latina. "Nenhum estado do Brasil tem um equipamento como esse", destacou Camilo. 

Novo fardamento

Ainda no evento, também foi apresentado o novo fardamento que será utilizado pelos bombeiros. Na cor laranja fluorescente e com faixas retrorrefletivas, a vestimenta atende a um padrão internacional para uniformes de alta visibilidade com o objetivo de aumentar a segurança dos profissionais. A roupa ainda possui filmes retro refletivos na gandola e na calça. 

"A qualidade do tecido, a qualidade do fardamento é muito importante para o desenvolvimento do serviço e para prestarmos um bom atendimento a sociedade cearense", disse o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, coronel Ronaldo Roque.