Avança procura por consórcios

Escrito por Redação ,
Legenda: Em 2017, a quantidade de contas de consórcio de imóveis vendida no Brasil cresceu 26%, segundo a Associação que representa o setor
Foto: FOTO: FABIANE DE PAULA

Para quem não tem pressa em se mudar, o consorcio de imóveis é uma opção interessante e que vem atraindo um número cada vez maior de brasileiros. No acumulado do ano passado, a quantidade de cotas de consórcio de imóveis vendida no Brasil cresceu 26%, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac).

A Associação destaca que, atualmente, a cada dez domicílios comercializados no Brasil, três são por meio de consórcio. Com isso, empresas que atuam no setor preveem um ano de resultados positivos em 2018. A Realiza, empresa com 25 anos de atuação no mercado de consórcios, acredita que esse aumento pode reaquecer o mercado imobiliário. "A injeção de recursos do sistema de consórcio tende a contribuir para o reaquecimento do setor imobiliário. Quando existe uma retração dos números dos financiamentos tradicionais, o consórcio acaba se destacando, por ser uma alternativa barata e segura para a aquisição de um imóvel, por exemplo", diz César Augusto, Gerente Geral Comercial da Realiza.

No ano passado, a companhia teve um crescimento de 6,32% nas vendas de cotas de imóveis e registrou um aumento de 64,52% nas contemplações dos grupos de imóveis, em relação a 2016. A tendência é que a modalidade de consórcio imobiliário se mantenha aquecida em 2018, conforme analisa César Augusto: "o financiamento imobiliário ainda continua apresentando altas taxas de juros e os bancos continuam retendo os créditos, e, nesse cenário, o consórcio se destaca de maneira duradoura e positiva no planejamento financeiro e de aquisição de bens do público que não apresentando resistência com o segmento". Hoje, são 830 mil cotistas de imóveis, em todo o Brasil, de acordo com dados da ABAC. Número que deve aumentar neste ano.

Leilão

Outra opção para quem deseja adquirir um consórcio de imóveis é o leilão de cotas. Assim, a Sold, uma das líderes brasileiras no mercado de leilões eletrônicos, está promovendo, até o dia 10 de abril, um leilão com onze cotas de consórcio com lances iniciais a partir de R$ 5,7 mil.

As cotas disponibilizadas em leilão chegam a apresentar um deságio de até 50% de desconto sobre os valores já pagos pelo consorciado. Ou seja, a economia é alcançada pela diferença entre o valor já pago e o lance inicial. O arrematante assume as parcelas vincendas a partir da data de arrematação.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.