Ideias: Ética administrativa

Em meio a um turbilhão de acontecimentos no cenário político e econômico de nosso País, fica evidente a necessidade das organizações públicas, privadas e do terceiro setor refletirem acerca de suas práticas de gestão e de seus processos, buscando aprimorar os mecanismos de controle, de forma a coibir qualquer tipo de improbidade. É importante que as entidades tenham definidas suas políticas, seus princípios e seus valores e, além disso, disseminem e internalizem uma cultura ética que envolva colaboradores, acionistas, fornecedores, parceiros e os "stakeholders" relacionados com suas atividades.

A cultura ética deve partir da alta administração da organização, por meio de atitudes e ações que possam ir além do estabelecimento de diretrizes ou regras, mas perseguindo, incessantemente, o ideal de que essas sejam praticadas e vivenciadas por todos, sem abrir mão de mecanismos de acompanhamento e controle.

Para zelar pelo cumprimento da legislação, de normas e políticas institucionais, existe a possibilidade de criar uma área específica de compliance, ou abrigá-la sob o escopo de outra área existente, desde que tenha a autonomia necessária para implementar e acompanhar processos de controle, bem como conduzir de forma imparcial a apuração de possíveis desvios que resultam ou não em punição.

Convém destacar que a área de "compliance" deve ter uma composição multidisciplinar para conseguir tratar as questões legais, de gestão de pessoas e de processos, tendo o administrador um papel fundamental na coordenação dessas atividades e do relacionamento com as demais áreas da organização.

Alexey Carvalho

Administrador e mestre em Tecnologia