A morte do ex-ditador da Líbia

Com 8.112 acessos, a matéria intitulada "Muammar Kadafi morre em tiroteio após ser capturado", publicada na edição da última sexta-feira, 21, no caderno Internacional do Diário do Nordeste, foi a mais lida da semana no Diário Online.

A matéria relata como foi o processo de captura e a maneira que os rebeldes mataram o ex-ditador da Líbia, Muammar Kadafi, de 69 anos, que estava desaparecido desde agosto, quando a oposição invadiu seu quartel-general. Segundo informações dos representantes do Conselho Nacional de Transição - governo provisório - o ex-líder foi atacado próximo à sua cidade-natal, Sirte, quando integrava um comboio que tentava fugir da localidade.

O premiê líbio, Mahmoud Jibril, informou que não houve ordem para matar o coronel. Citando um laudo pericial, Jibril disse que Kadafi morreu em consequência de um tiro na cabeça, durante um fogo cruzado.

Com versões contraditórias, a morte de Muammar Kadafi oficializa o fim de 42 anos de ditadura militar no país do norte africano, após oito meses de rebelião contra o regime opressor.

A revolta contra Kadafi começou, em fevereiro, no contexto da chamada Primavera Árabe, série de movimentos pró-democracia que derrubou governos na Tunísia e no Egito. Os confrontos entre rebeldes e as forças oficiais colocaram o país em uma violenta guerra civil e crise humanitária que provocou a morte de, pelo menos, 25 mil pessoas, e geraram críticas da comunidade internacional.

O anúncio da morte de Muammar Kadafi foi comemorado pelos líbios e as principais autoridades internacionais, que celebraram a mudança de uma página na história. No entanto, apesar da euforia, ainda há dúvidas sobre o futuro daquele país africano.

AUDIÊNCIA

8.112 PAGEVIEWS foram obtidos pela matéria "Muammar Kadafi morre em tiroteio após ser capturado", que relata a queda do regime opressor na Líbia.

2 Bote moral. A diretoria do Vovô definiu que só será aproveitado em campo quem mostrar comprometimento. Esse foi o destaque do caderno Jogada da última segunda-feira (17). Dois dias após a derrota em casa para o Flamengo, e tentando evitar novas polêmicas envolvendo os jogadores Marcelo Nicácio, Rudnei e Thiago Humberto, o vice-presidente Robinson de Castro anunciou a nova diretriz, que nos comentários enviados para o Diário do Nordeste Online recebeu amplo apoio dos torcedores do Alvinegro de Porangabuçu.

3 Quadrilha confessa assaltos. O grupo foi detido em Quixadá com armamento e explosivos depois de arrombar o caixa do BB dentro de uma faculdade. Esse foi o destaque do caderno Polícia da última quarta-feira (19). Nos comentários, os internautas mostraram satisfação com a prisão do grupo e muitos disseram que apesar da confissão dos acusados, as investigações devem continuar para se chegar a eventuais mentores intelectuais ou outros envolvidos nos assaltos.

4 Verdadeiro mata-mata Nas últimas oito rodadas, o Ceará disputa um torneio paralelo com outros seis clubes pela permanência no Brasileirão. A situação do Alvinegro na Série A foi destaque também na edição da última terça-feira (18). Os internautas mostraram muito interesse em conhecer os confrontos do Vovô e de seus adversários diretos na briga contra o rebaixamento e expressaram um misto de confiança e preocupação.

5 Um homem, duas lacunas. "Há exatos três meses da saída de Geraldo, o Ceará ainda não encontrou um líder dentro e fora de campo", destacou o caderno Jogada na última quinta-feira (20). Já nos últimos dias de preparativos para importante partida contra o Atlético Paranaense, internautas comentaram a falta que sentem de um jogador com perfil de liderança como o "G-10", tal como analisou o Diário do Nordeste.

6 Ceará é derrotado pelo Fla. E toda a repercussão sobre a situação do Vovô na Série A começou exatamente há uma semana. No último domingo (16), o caderno Jogada destacou que "novamente sem conseguir ligar o meio-campo com o ataque, o Vovô vacila jogando no PV". Os internautas mostraram revolta, indignação, lamento e frustração pelo mau resultado diante do Rubro-Negro carioca, em pleno estádio Presidente Vargas. Muitos voltaram sua revolta contra o técnico Estevam Soares, outros contra o elenco e alguns contra a diretoria. Mas também não faltaram aqueles que demonstrassem confiança de que o Ceará Sporting Club ainda vai reagir e brigar por Sul-Americana.

Testemunhas ameaçadas

Matéria mais comentada da semana

Na última segunda-feira (17), o caderno Polícia trouxe o seguinte destaque: "Surge um novo capítulo no escândalo político-financeiro que se abateu nos últimos meses sobre o Município de Senador Pompeu (a 275Km de Fortaleza), levando a Justiça a afastar dos cargos e prender preventivamente o prefeito e o vice, Antônio Teixeira de Oliveira e Luiz Flávio Mendes de Carvalho, o ´Luizinho do Inharé´, respectivamente. Testemunhas do processo que tramita na Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), para apurar o desvio de R$ 30 milhões dos cofres da Prefeitura, denunciam estarem sendo vítimas de ameaças de morte". A matéria foi a mais comentada da semana e através dos comentários é possível observar a indignação de alguns internautas não só com a corrupção na vida pública, mas também com a falta de proteção às testemunhas desse e de tantos outros processos contra os chamados criminosos do colarinho branco. Para tentar minimizar esses problemas, o internauta Tomaz Laureano Neto, de Croatá, sugere que "o financiamento público de campanha pode diminuir a corrupção na política. Pergunto: quem vai gastar na campanha para não tirar depois para se ressarcir do que gastou e do que vai gastar na próxima campanha?" Contudo, muitos comentários foram no sentido de defender o direito à ampla defesa dos acusados em questão e alguns até em rebater as denúncias feitas contra o grupo acusado. O internauta que se identificou apenas como Bezerra, de Quixeramobim, diz que "é lamentável que essa senhora não conformada em destruir a vida pessoal de muitas pessoas de bens de Senador Pompeu venha com denúncias infundadas, com mero interesse político partidário". Já o internauta Ricardo Soares, de Fortaleza, questiona: "Gastar cinco milhões para mandar matar uma pessoa? Se hoje estão matando gente por brincadeira e até de graça! Porque a pessoa que se diz ameaçada não mostra a cara? Afinal de contas, se ela realmente estivesse sido ameaçada, deveria mesmo era se mostrar para todo mundo, a fim de comprovar caso algo viesse a acontecer com ela! Leitores, vocês acreditam nessa história? Eu não!"

Enquete mais votada da semana

"A festa cearense na Copa 2014 pode ser bem maior do que qualquer torcedor sonhava. Informações ainda extraoficiais apontam a escolha de Fortaleza como sede de um jogo da Seleção Brasileira na primeira fase do Mundial. O Comitê Executivo da Fifa está reunido desde a última segunda-feira para definir o calendário da competição e, pelo que se diz nos bastidores, São Paulo terá a abertura, Rio de Janeiro a Final, Brasília receberia o segundo jogo do Brasil e a Capital cearense o terceiro". Esse destaque do caderno Jogada, da última quarta-feira (19) , serviu de mote para que o Diário do Nordeste Online fizesse a seguinte pergunta aos internautas: "Você acredita que Fortaleza vai mesmo receber a Seleção Brasileira na Copa de 2014? " Com 2.936 votos, essa foi a enquete mais votada da semana e mostrou a divisão entre os que confiavam na presença da Seleção na capital cearense em 2014 e os céticos quanto à essa possibilidade. Apesar do equilíbrio, uma relativa maioria disse, sim, acreditar nessa perspectiva. Foram mais precisamente 1.574 votos para o "Sim", o que representou 53,61% do total. Por outro lado, consideráveis 46,39% dos votantes, ou 1.362 pessoas, votaram "Não". Nos comentários da matéria relacionada à enquete, os que argumentaram pelo "sim", apontavam a velocidade das obras do Castelão como motivo justo para se receber o Brasil em Fortaleza. Já os que desacreditavam apontavam os graves problemas urbanos da Capital como empecilho.

Número

54% acreditaram que o brasil jogaria aqui