A retomada das academias

O momento atual tão delicado e desafiador nos faz refletir ainda mais sobre a importância de se priorizar sempre a saúde e o bem-estar das pessoas, sejam quais forem a rotina e o perfil delas. Um dos principais hubs de serviços de saúde, as academias precisam ser reconhecidas como atividade essencial. Todas elas prestam um papel fundamental no incentivo aos hábitos saudáveis, que tanto ajudam no combate às doenças, inclusive a Covid-19 e seus efeitos. Para que essa retomada seja eficaz, é preciso que os estabelecimentos do segmento, assim como todos os outros, respeitem sempre as adaptações locais e, especialmente, as diretrizes da Associação Brasileira de Academias (Acad).

É preciso garantir, em primeiro lugar, o bem-estar e a segurança dos alunos, colaboradores e parceiros, para que a retomada seja feita com muito sucesso. Dentre as principais orientações desenvolvidas em comum estão a higienização e desinfecção diária dos espaços, marcações no chão de banheiros, recepções e salas de treinos para distanciar as pessoas, treinamento e monitoramento da saúde dos colaboradores, formação de comitês de segurança para modalidades e áreas diferentes da empresa, além de disponibilização de álcool em gel em toda a academia. No comportamento do consumidor, é possível ainda perceber tendências para os próximos meses. Exercícios ao ar livre, em espaços abertos, com ventilação natural e que proporcionam maior distância entre as pessoas são tendências principalmente nas primeiras semanas de readaptação.

Exercícios individuais ou com turmas reduzidas também tendem a ser os mais procurados. O digital estará cada vez mais presente na rotina das academias. O período de quarentena permitiu que as pessoas treinassem por vídeos, lives, IGTVs e tantas outras plataformas online, que não tendem a sumir, mas prometem se integrar à rotina dos treinos presenciais.

Sasha Reeves

Diretora do Grupo AYO


Assuntos Relacionados