Barbalha celebra 97 anos de Pau da Bandeira e inicia festejos de Santo Antônio neste domingo (1º)
Tradicional festa popular ocorre oficialmente até 13 de junho
Nos últimos dias, milhares de turistas chegaram ao Cariri cearense para celebrar uma das tradições mais importantes da região: a Festa de Santo Antônio de Barbalha, também conhecida como Festa do Pau da Bandeira, que neste ano chega a 97ª edição.
Patrimônio da cultura brasileira, o festejo gira em torno de ritos populares e homenagens ao padroeiro de Barbalha, e começa oficialmente neste domingo (1º), se estendendo até o dia de Santo Antônio, 13 de junho.
A celebração começa com a penitência que se tornou motivo de festa para toda a cidade: o carregamento e hasteamento do Pau da Bandeira, que, neste ano, será um tronco de jatobá de mais de três toneladas, carregado em um revezamento feito por mais de 300 homens.
Realizado entre o início da manhã e o fim da tarde, o carregamento é feito por 6 km, do Sítio Roncador até o Centro Histórico de Barbalha, onde o Pau da Bandeira é cercado por barbalhenses e turistas que, por tradição, buscam tocar ou sentar no tronco como parte das simpatias para casar ou encontrar um grande amor.
Enquanto os carregados fazem o árduo trajeto do Pau da Bandeira, os fiéis e entusiastas da cultura popular podem aproveitar uma programação intensa nas ruas do Vidéo e da Matriz, principais pontos da festa.
Pela manhã, às 9h, a Igreja Matriz de Santo Antônio realiza a Missa de Benção da Bandeira, momento de união e fé que dá início à tradição religiosa dos festejos.
Já entre manhã e tarde, bandas cabaçais, grupos de reisado, quadrilhas juninas, trupes circenses, mestres da cultura e outros artistas e brincantes enchem as ruas de Barbalha de muita cor e arte, num cortejo que deve contar com mais de 70 atrações.
Em meio ao cortejo, os símbolos da Festa do Pau da Bandeira são exibidos ao público – a bandeira e imagem de Santo Antônio, símbolos religiosos, e a Cachaça do Vigário, bebida tradicional que evoca a união entre sagrado e profano que caracteriza boa parte das festas de padroeiros de cidades nordestinas.
No fim da tarde, antes do escurecer, o Pau chega em frente à Igreja da Matriz, onde é erguido com a bandeira de Santo Antônio – cujo tecido é preenchido com nomes de fiéis que também contam com a ajuda do Santo Casamenteiro – em frente à Igreja Matriz da Cidade.
Após o momento de fé e muita alegria, shows de artistas como Waldonys, Elba Ramalho, Flávio José e Falamansa ocupam quatro palcos no Centro da cidade, no encerramento da primeira noite oficial de festa.
Dos ritos religiosos à programação festiva, a abertura do evento deve reunir cerca de 250 mil pessoas, segundo a Prefeitura de Barbalha.
Prévia da festa inclui preparação das casas e Noite das Solteironas
Ainda que o ponto alto da festa ocorra neste domingo, há quase uma semana a rotina de Barbalha se dedica a enfeitar e preparar a cidade para a reunião de caririenses e turistas de diversos lugares do País.
Entre a última quarta-feira e este sábado (31), casas e lojas ganharam bandeiras, pinturas, imagens de Santo Antônio, fitas e muito mais, enquanto as ruas do Vidéo e da Matriz ganharam milhares das tradicionais bandeirinhas coloridas.
Neste sábado (31), a noite do Pré-Pau, também conhecida como Noite das Solteironas, foi a mais animada das prévias: como de costume, reuniu muitas mulheres e alguns homens solteiros em torno da barraca de Socorro Luna, localizada em frente à Igreja Matriz, que há 25 anos distribui chá da casca do Pau da Bandeira e outros diversos tipos de simpatia para quem quer casar.
Confira a programação completa deste domingo (1º):
5h – Alvorada com orquestras filarmônicas pelas ruas da cidade
7h – Apresentações das bandas cabaçais no Centro Histórico
8h – Chegada dos grupos de tradição no Largo da Matriz (mais de 70 grupos culturais) Participação das escolas com o Pau Mirim, simbolizando o carregamento e incentivando as futuras gerações
9h – Missa da Bênção da Bandeira na Igreja Matriz de Santo Antônio
10h – Início do grande cortejo cultural com mais de 70 grupos, da Matriz até a Igreja do Rosário / Exibição dos símbolos da festa: bandeira de Santo Antônio, imagem do padroeiro e Cachaça do Vigário
12h – Início do carregamento do Pau da Bandeira (jatobá de 23m, 1,5m de diâmetro, 3 toneladas). Percurso de 6 km, do Sítio Roncador ao Centro, comandado pelo capitão Rildo Teles
15h – Shows regionais nos palcos-ilhas
Por volta das 17h – Chegada ao Centro Histórico Passagem pelo corredor cultural com rituais populares e simpatias para casamento Encerramento do carregamento e hasteamento do Pau da Bandeira em frente à Igreja Matriz
20h – Shows de Dorgival, Waldonys, Ítalo Queiroz, Flávio José, Falamansa, Elba Ramalho, Flávio Leandro e muito mais nos quatro palcos de Barbalha (Palco do Rosário, Palco da Estação, Palco Marco Zero e Palco da Matriz)