Justiça acata denúncia do MP e dono de bull terrier que matou cão Fox vira réu

O MP-SP acusa Umberto Vieira de ter coagido as tutoras do cão Fox na época do ataque

Escrito por Redação ,
Umberto Ghilarducci, tutor do bull terrier que atacou o spitz alemão Fox
Legenda: Umberto Ghilarducci, tutor do bull terrier que atacou o spitz alemão Fox
Foto: Reprodução

Umberto Vieira Ghilarducci, o tutor do bull terrier que atacou e matou o spitz alemão Fox em outubro do ano passado, virou réu por coação após a Justiça acatar uma denúncia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP). A decisão é do dia 21 de março, mas foi publicada na última terça-feira (26). As informações são do g1.

De acordo com a publicação, o MP-SP acusa Umberto de ter coagido as tutoras do cão Fox na época do ataque. A juíza Beatriz Afonso Pascoal Queiroz, da 3ª Vara Criminal de São José dos Campos, aceitou a denúncia.

No início deste mês, a mesma juíza concedeu liberdade provisória a Umberto, acatando uma argumentação do MP-SP de que o crime cometido é de menor potencial ofensivo, tratando-se de uma contravenção penal ao invés de maus-tratos.

Veja também

Na decisão, a juíza expôs que "no curso da investigação (sobre o ataque e morte de Fox) veio aos autos informes de possível coação contra as tutoras do animal e testemunhas", e que o caso foi encaminhado para um novo inquérito.

A magistrada ainda negou nova prisão de Umberto para o caso de coação, solicitada pelo do MP, por analisar que "embora considere os fatos apurados no presente processo graves e que a prisão se justificaria para garantia da ordem pública e de eventual aplicação da lei penal, o delito apurado no processo não comporta a decretação da prisão preventiva".

Além disso, determinou que Umberto Vieira e Vinícius Rodrigues Marques, um amigo dele acusado de estar envolvido no caso de coação, respondam à acusação no prazo de dez dias.

RELEMBRE O CASO

O cão da raça spitz alemão, que perdeu parte do focinho após ser atacado por um bull terrier em 9 de outubro do ano passado, morreu no dia 25 do mesmo mês, após internação em uma clínica veterinária, segundo informou a tutora do animal, Sofia Albuquerque. O caso aconteceu em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Por meio de uma publicação nas redes sociais, ela relata que o cachorro sofreu complicações por conta das lesões do ataque e passou por uma piora no estado de saúde nos últimos dias.

"Eu fiz tudo que eu pude. Eu vivi por você todos esses dias. Mas eu não consegui evitar que te arrancassem de mim! Eu te amo e vou te honrar. #LutoPeloFox", escreveu Sofia, lamentando a morte de Fox em post no Instagram.

O cão atacado estava no quintal de casa quando foi pegue pelo cão do vizinho, conforme o boletim de ocorrência registrado. "O cão Fox aproximou-se do portão para cheirar o cão Mancha, porém como Mancha estava sem focinheira, acabou por morder o focinho do cão Fox", detalha trecho do documento.

No boletim de ocorrência também consta que o vizinho deixou o local enquanto as tutoras de Fox o levaram para veterinária. O documento indica que as tutoras de Fox tentaram conversar com ele, mas o homem deixou a casa sem prestar esclarecimentos.

Assuntos Relacionados