Alerta de terremoto surpreende moradores de SP e RJ; Google se desculpa e diz investigar caso

Usuários de celulares Android receberam avisos para o fenômeno na madrugada desta sexta-feira (14)

Escrito por
Carol Melo carolina.melo@svm.com.br
(Atualizado às 13:14)
Imagem mostra alerta de terremoto em São Paulo enviado a usuários android em 14 de fevereiro de 2025. Alerta de terremoto surpreende moradores de São Paulo e Rio de Janeiro; Defesa Civil nega abalo
Legenda: Sistema de alerta de terremotos do Android usa esses sensores nos celulares para indicar possíveis abalos sísmicos
Foto: reprodução/redes sociais

Usuários de celulares Android que moram nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro foram surpreendidos, na madrugada desta sexta-feira (14), com alerta de terremoto. No entanto, a Defesa Civil paulista e o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) negaram a existência do tremor. Responsável pelo sistema operacional, o Google se desculpou e disse estar investigando o caso. 

O que aconteceu? Smartphones Android receberam os avisos de tremores por volta das 2h20. As mensagens aos usuários afirmavam que dois abalos, um de magnitude 4,6 e outro de 5,5, atingiram respectivamente Ubatuba (SP) e a Baixada Santista (SP). Apesar de ambos serem no litoral paulista, resistentes da cidade de São Paulo e do estado fluminense foram avisados sobre o caso. 

Alerta terremoto São Paulo
Legenda: Mensagem incluia, inclusive, dicas de segurança do que fazer, como calçar sapatos e evitar construções danificados
Foto: reprodução/redes sociais

Ao Diário do Nordeste, o Google confirmou que o Sistema Android de Alertas de Terremoto informou aos clientes da região sobre o falso fenômeno, e lamentou o caso. "Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas."  

Em resposta ao ocorrido, a empresa informou que desativou a tecnologia de alerta de abalos sísmicos no Brasil, e investiga a situação.

"O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial", destacou.

Veja também

Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu alerta de terremoto nesta sexta. "Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado". O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também não identificou abalos no estado paulista nesta data.

Nas redes sociais, usuários de iPhone, que possuem o sistema operacional iOS, da Apple, relataram não ter recebido alerta para o fenômeno. 

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados