Imagens de satélite captam grande comboio militar russo perto de Kiev

A fila de veículos militares da invasora Rússia chega a mais de 60 km

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
comboio militar da Rússia em Kieve
Legenda: Vista ao norte de Kiev, o comboio se estende desde o aeroporto Antonov, no sul, até o extremo norte do comboio, perto de Prybirsk
Foto: Maxar Technologies/AFP

Imagens registradas por satélite nessa segunda-feira (28) na Ucrânia mostram um grande comboio militar russo que supera mais de 60 km ao noroeste da capital, Kiev, principal alvo militar da Rússia no atual conflito armado.

Veja também

 

O comboio "se estende dos arredores do aeroporto Antonov (a 25 km do centro de Kiev) ao sul, até as imediações de Prybirsk, ao norte", afirmou na segunda-feira à noite a empresa americana de imagens por satélite Maxar. 

guerra na ucrânia
Legenda: Registro tirado e divulgado em 28 de fevereiro de 2022 mostra uma visão mais próxima da seção norte de um comboio
Foto: Maxar Technologies/AFP

Desde o início da invasão russa à Ucrânia, este aeroporto é cenário de combates violentos. O exército de Vladimir Putin tenta conquistar esta infraestrutura estratégica para tomar a capital.

No comboio, de 64 quilômetros, "alguns veículos estão muito distantes dos outros, e em algumas áreas as equipes militares estão posicionadas em dois ou três", acrescenta a Maxar.

conflito rússia e ucrânia
Legenda: Comboio se aproxima da capital ucraniana Kiev
Foto: Maxar Technologies/AFP

As imagens mostram dezenas de veículos alinhados um atrás do outro em estradas rurais da Ucrânia, às vezes com nuvens de fumaça nas proximidades, ou prédios em chamas, segundo a empresa.

As imagens também mostram um novo destacamento de tropas, com helicópteros de ataque e veículos terrestres, em Belarus, a menos de 30 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.

Desde o início da ofensiva russa na quinta-feira, as forças ucranianas mantêm o controle do acesso ao centro de Kiev, contendo o avanço das tropas russas.  

Duas fontes consultadas pela AFP, uma diplomática e outra da área de defesa, afirmaram que Moscou se prepara para iniciar de forma iminente uma nova ofensiva militar.

Assuntos Relacionados