Cidade norte-americana vende casas abandonadas a partir de 1 dólar

Medida abrange aproximadamente 15 mil propriedades, mas apenas cerca de 200 estão à venda pelo preço simbólico

Escrito por Redação ,
vista da cidade baltimore, nos estados unidos
Legenda: Medida já foi aprovada pela Câmara de Baltimore
Foto: Shutterstock

Para tentar reverter a presença de um parque habitacional abandonado, a cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, resolveu fazer uma ação que tem dado o que falar. A Câmara do Município decidiu vender casas debilitadas e abandonadas a partir de 1 dólar - cerca de R$ 5.

Segundo a imprensa local, a medida foi aprovada na quarta-feira (20) e abrange aproximadamente 15 mil propriedades, encontradas no site Buy into Bmore. No entanto, apenas 200 delas serão vendidas ao preço simbólico, visando principalmente moradores da própria Baltimore que se comprometam a restaurar e habitar esses imóveis.

Veja também

Além disso, há a opção de vender essas casas para organizações sem fins lucrativos, porém, nesse caso, o preço aumenta para 3 mil dólares, aproximadamente R$ 15 mil, de acordo com fontes locais.

Essas casas, vazias há décadas, têm sido um problema persistente em Baltimore, cidade que enfrenta uma das taxas de criminalidade mais altas dos Estados Unidos. Concentradas em bairros de alta pobreza, essas propriedades se tornaram símbolos de desafios sociais e econômicos.

Enfatiza-se, ainda, que tal iniciativa é semelhante a uma ação realizada na década de 1970, quando a prefeitura ofereceu propriedades abandonadas também por um dólar. 

Assuntos Relacionados